domingo, abril 23, 2023

Crítica: The Mandalorian - Terceira Temporada (com spoilers)

A primeira temporada da série "The Mandalorian" foi uma surpresa e a segunda foi empolgante (especialmente o episódio final). Depois disso tivemos alguns tropeços nas séries de Star Wars e a terceira temporada de "The Mandalorian" (lançada mais de dois anos após a segunda) foi recebida com expectativa e apreensão.

Spoilers à frente!

Os boateiros tem falado muito sobre o que passa nos bastidores da Lucasfilms e como isto afeta as séries, mas vou tentar me focar nos fatos.

O primeiro deles é que uma atriz de destaque na segunda temporada, Gina Carano, foi demitida após postagens polêmicas e isso afetou os planos. Em particular uma nova série "Rangers of the New Republic" foi cancelada (ou adiada); em entrevistas os principais responsáveis pelo Mandalorian (Jon Favreau e Dave Filoni) falam que elementos desta série foram integrados à terceira temporada.

"The Book of Boba Fett" foi uma derivação direta da segunda temporada e, entre outros aspectos questionáveis, teve dois capítulos dedicados exclusivamente ao Mandaloriano. Um ponto polêmico foi o retorno de Grogu (o "Baby Yoda"), após um período não muito claro de treinamento.

Minha visão rápida sobre os episódios desta terceira temporada:

  • The Apostate: me pareceu um resumo para quem não tivesse assistido "The Book of Boba Fett". Reafirma o objetivo do Mandaloriano de ir a Mandalore para pagar por ter tirado o capacete. Uma missão secundária parece surgir: obter uma peça para recuperar um droid.
  • The Mines of Mandalore: subversão das expectativas! A busca da peça é rapidamente abandonada e o Mandaloriano consegue se banhar nas águas de Mandalore, com a ajuda de Bo-Katan. E agora, qual será a meta?
  • The Convert: um episódio bom, mas completa deslocado da série em termos de ritmo e clima. A maior parte do episódio não envolve o Mandaloriano.
  • The Foundling: o Mandaloriano e Bo Katan se juntam à tribo do Mandaloriano numa operação de resgate meio sem sentido. Bo Katan assume a liderança e o Mandaloriano vira um coadjuvante.
  • The Pirate: um bom episódio de ação, que termina com Bo Katan assumindo a tarefa de reunir os Mandalorianos.
  • Guns for Hire: episódio esquisito, com participação especial de Jack Black e Lizzo (que não tenho muito ideia de quem seja!). O resultado importante é que Bo Katan reune os Mandalorianos para retomar Mandalore.
  • The Spies: um episódio com ritmo mais frenético, quando os Mandalorianos descobrem uma base imperial em Madalore. Boateiros viajam sobre quem seriam os espiões do título, mas nada sobre isso no último episódio.
  • The Return: outro episódio frenético. Os imperiais são derrotados (mas será que o Moff Gideon que morreu era um clone?) e Bo Katan é aclamada líder dos Mandalorianos. A última cena tem uma cara de fim da série (mas a quarta temporada já está confirmada), com o Mandaloriano e Grogu em clima bucólico (para tristeza dos boateiros que diziam que Mando ia morrer devido a brigas de Pedro Pascal com a Disney). Ah, aquele droid lá do primeiro episódio é consertado depois que o Mandaloriano dá de cara com a peça que faltava em um bar.
Veredito: Como dá para ver no resumo acima, não fiquei muito satisfeito Este temporada teve vários defeitos (na minha visão):
  • Ritmo muito inconstante. Alguns episódios gastando muito tempo em coisas irrelevantes e os episódios com ação com ritmo frenético.
  • Roteiros de qualidade questionável. Vários pontos não fizeram muito sentido para mim.
  • Baixa participação do personagem principal. Na maior parte da temporada a série foi "sequestrada" por Bo-Katan. Por mais fã que eu seja da Katee Sackhoff, esperava uma importância maior do titular.
  • Exceto pelo último episódio, Grogu se limita a fazer caretas e balbuciar. Depois de duas temporadas, a gracinha de "Baby Yoda" já passou.
Segundo o Rotten Tomatoes os críticos aprovaram a temporada, mas o público não tanto. Os boateiros falam em queda forte na audiência ao longo da temporada.

Agora é esperar que as coisas melhorem na quarta temporada (que deve sair só no começo de 2025, mas não há anúncio de data). Neste meio tempo as atenções dos fãs vão para Ahsoka.

Nenhum comentário: