segunda-feira, maio 01, 2023

Novo Livro: "Usando Sensores com a Raspberry Pi Pico"

Estou lançando um novo livro, com uma edição em português, sobre o uso de sensores com o Raspberry Pi Pico. O livro está disponível, na modalidade "trabalho em andamento" no Leanpub: https://leanpub.com/sensorespico. Veja mais detalhes abaixo.


Sobre o que é o livro?

O livro fala sobre sensores, como eles funcionam e como usá-los com a Raspberry Pi Pico. No começo do livro eu falo um pouco sobre como usar corretamente sensores em geral e sobre as interfaces usadas para ligar um sensor a um microcontrolador. O livro entra em detalhes sobre vários sensores populares (e alguns nem tanto 😜), acredito que entendendo como eles funcionam fica mais fácil usá-los e usar outros sensores parecidos que não foram abordados no livro. Os exemplos são para quatro ambientes de programação: o SDK oficial para C/C++, a IDE Arduino, MicroPython e CircuitPython.

Porque eu leria este livro?

A razão óbvia é porque você quer fazer um projeto usando sensores e a Raspberry Pi Pico e precisa de uma empurrão inicial. Mas espero que ele seja útil se você deseja conhecer sobre:

  • Funcionamento de sensores (mesmo que não vá usar uma Pi Pico)
  • Como usar os dados retornados por sensores (qualquer que seja o sensor ou o microcontrolador)
  • Programação da Pi Pico (embora não seja o objetivo principal do livro ensinar programação)
O que eu preciso saber para aproveitar o livro?

Um pouco de eletrônica e um pouco de programação. Eu tentei explicar alguns conceitos básicos, mas o foco é no uso de sensores. Se está em dúvida se sabe o suficiente, leia a amostra gratuita.

Porque a Raspberry Pi Pico?

É uma placa muito capaz, com preço acessível, facilmente encontrável no Brasil em distribuidores oficiais e com bastante suporte de software (inclusive MicroPython e CircuitPython). Além disso, eu acho que é uma placa bem divertida.

Porque disponibilizar no Leanpub?

O Leanpub é uma plataforma para self-publishing que respeita bastante escritores e leitores. Eu usei no meu livro anterior (https://leanpub.com/rp2040) e gostei da experiência.

O que é self-publishing?

Self-publishing é (de forma resumida) quando o autor disponibiliza uma obra sem usar uma editora. O autor assume tarefas que normalmente seriam da editora: revisão, layout, divulgação, etc. Uma motivação importante para isso é o desejo do autor de controlar a sua obra.

O que você quer dizer com "trabalho em andamento"?

Estou disponibilizando o livro à medida em que estou escrevendo. O que o autor e o leitor ganham com isso? Várias coisas:
  • Reduz o estresse do autor de ficar escrevendo meses a fio com a sensação de não ter entregue nada.
  • As vendas durante a escrita são um grande incentivo ao autor (mesmo que monetariamente não sejam significativas).
  • O leitor tem acesso mais cedo ao conteúdo e por um preço menor.
  • Tanto autor como leitor se beneficiam da possibilidade de comentários durante a escrita.
No momento estão disponíveis cinco capítulos e um apêndice. A compra do livro dá direito às atualizações futuras. 

Explique o lance do preço no Leanpub

O primeiro ponto importante (que eu acho um pouco restritivo, mas é regra do Leanpub) é que uma venda não pode ter valor menor que US$7,99, mesmo se aplicando descontos (exceção é fornecer o livro gratuitamente).

O autor define dois valores (a partir de US$7,99). O preço sugerido é quanto ele gostaria que as pessoas pagassem, o preço mínimo é o mínimo que ele aceita. O comprador pode pagar qualquer valor a partir do mínimo (inclusive acima do sugerido, isto já me aconteceu!).

Neste momento de lançamento, coloquei o preço mínimo no mínimo possível. O sugerido está no valor que eu acho que a obra completa merece. À medida que for acrescentando mais capítulos o preço mínimo vai subir, portanto comprando agora você terá a obra completa por um preço menor.

Quando o livro vai estar completo?

O plano é ir lançando uma ou duas atualizações mensais e ter uma versão completa até Setembro. Podem rolar atualizações depois disso (como eu fiz com o meu outro livro).

Como posso ajudar?

Comentando e divulgando. E comprando o livro, é claro.

Nenhum comentário: