domingo, maio 07, 2023

Resenha: Nightmare in Pink

Quem acompanha este blog sabe que uma das minhas resoluções de ano novo é sempre passear com a cachorra. Infelizmente, ela não está mais aqui para me acompanhar. Para não me entregar à preguiça, estou andando na esteira. E o que funciona melhor comigo nisto é escutar um audio book enquanto ando. E foi assim que decidi ler/ouvir mais um volume das aventuras de Travis McGee (já li dois, um deles eu resenhei aqui).



Este é o segundo livro da série, curiosamente publicado junto com o primeiro. McGee está fora do seu ambiente normal (Florida), foi dar apoio à irmã de um amigo em Nova York. Ela acaba de perder o noivo, assassinado no que a polícia considerou uma tentativa de roubo.

De certa forma a morte do noivo é um "MacGuffin", o que interessa aqui é a jornada, não porque foi dado o primeiro passo ou onde ela vai levar. São as reflexões de McGee sobre Nova York, os outros personagens e a vida em si. Alguns personagens são marcantes, mas não espetaculares.

Aos dois terços o livro dá uma mergulhada no abismo. A sordidez da trama e os métodos cruéis dos vilões são revelados e McGee se vê lutando não pela vida mas pela sanidade. O final do livro é bastante melancólico, reforçando que o ponto de chegada não é o que importa.

Veredito: Bom livro, mas não acho que seja do gosto de todos. Precisa gostar de noir, aguentar cenas fortes e não fazer questão de um final 100% feliz.

Ironia do destino: a irmã do amigo de McGee se chama Nina, o mesmo nome da minha cachorra.

Nenhum comentário: