sábado, maio 06, 2023

Adaptação Vídeo Composto para o TK-82C

Este post aqui tem como objetivo documentar a adaptação que eu fiz para obter uma saída de vídeo composto no TK-82C.

Não ficou muito bonito...

ATENÇÃO: Esta adaptação envolve fazer mudanças diretamente sobre a placa do TK-82C - cortar fios e soldar outros. Colecionadores valorizam mais computador antigos inalterados e existe o risco de você danificar o seu TK. Se algo der errado, não me culpem nem contem com a minha ajuda para consertar. Faça estas alterações por sua própria conta e risco!

O ZX-81 (do qual o TK-82C é um clone) fornece uma saída de vídeo modulado, para ser colocada na entrada de antena de uma TV "analógica".  Isto era bastante prático na época em que foi lançado, porém:

  • O suporte à "TV analógica" está terminando
  • A qualidade da imagem sofre bastante
Do ponto de vista de circuito, é gerado internamente um sinal de vídeo composto pela ULA (circuito integrado personalizado da Sinclair) ou circuito equivalente (no caso do TK-82C na foto). Este vídeo composto entra em um modulador, que gera o sinal a ser ligado na entrada de antena da TV.

Portanto basta pegar este sinal interno de vídeo composto, certo? Nos links (no final) você vai ver uma solução deste tipo, usando um único transistor para adaptar o sinal ("casar a impedância"). Entretanto, o resultado deixa a desejar em muitos casos, pois (dependendo da versão da ULA) o sinal de vídeo composto gerado não segue exatamente as especificações. Falta manter o sinal por um tempo em 0V ("preto") após o pulso de sincronismo horizontal (o back porch). Isto confunde o ajuste de luminosidade e contraste da TV ou monitor.

Existem alguns circuitos para acrescentar o back porch (links no final), me baseei no circuito com 555 de zigg..net. Mas tem mais duas pegadinhas...

A primeira é que o sinal de vídeo composto que entra no modulador de vídeo do TK82C está num nível diferente do nível que entra no modulador do ZX81 (no meu TK eu medi 0,5V, no ZX81 a ULA fornece 4V). A minha solução foi gerar o sinal de vídeo composto a partir dos sinais de vídeo e sincronismo (basta dois resistores para isto). O sinais de vídeo e sincronismo eu cacei no circuito, este meu TK tem um monte de integrados no lugar da ULA. O sinal de vídeo está no pino 6 do IC20 (7489) e o sinal de sincronismo no pino 5 do IC19 (7474). Eu acompanhei estes sinais e os achei pontos próximos ao modulador.

O segundo detalhe é que com um dos monitores que eu testei o resultado não ficou bom, então acrescentei o transistor de casamento de impedância no final. O circuito final ficou assim:


A minha gambiarra adaptação técnica consistiu em:
  • Cortar os fios de entrada do modulador. Destes fios aproveitei o que trazia a alimentação.
  • Colar um conector fêmea sobre o modulador e recortar a tampa do TK para ele ficar exposto na traseira
  • Ligar no conector os sinais de alimentação, terra, vídeo e sincronismo
  • Montar o circuito em uma plaquinha padrão, com um conector macho para encaixar no TK

O conector macho está em baixo à direita


Obs.: Olhando a foto, percebo que acrescentei um capacitor de 22uF entre terra e alimentação.

O resultado foi bem satisfatório.

Links:

https://www.bytedelight.com/?page_id=3560

https://www.classic-computers.org.nz/blog/2016-01-03-composite-video-for-zx81.htm

http://zx.zigg.net/misc-projects/ZX81_Video_Conditioning.pdf

https://www.evolutional.co.uk/post/zx81-video-conditioning-mods/


Nenhum comentário: