domingo, maio 14, 2023

Jogo do Mês: DOOM II Master Levels

Já faz algum tempo que estou "travado" no que diz respeito a jogos. Falta vontade, principalmente para jogos mais longos e com momentos frustrantes, como as aventuras (que é o meu gênero predileto). 

Outro dia, procurando alguma distração rápida, me lembrei do Doom. Olhando as minhas compras esquecidas no gog.com, achei o DOOM II + Master Levels e resolvi arriscar o Master Levels.

Nada com um menu clássico!

Devo admitir que não sou muito bom em jogos de ação, inclusive nos de tiro. Mas recuperei rapidamente a minha (má) forma, o suficiente para chegar ao final dos níveis que experimentei na dificuldade padrão (com ajuda do save game, é claro).

Os níveis são bem interessantes, cheios de truques. Em alguns casos foi difícil descobrir como prosseguir, o jeito foi ver as dicas nos walkthroughs (como esse aqui).

Todo o esplendor a VGA no modo 320x240 256 cores

É interessante como o DOOM II cria um ambiente bastante imersivo, apesar das limitações técnicas da era. Luzes, animações e sons são bem usados. Cenários, armas e adversários ainda geram interesse.

Olhando no gog.com vejo que tem uma versão mais nova (enhanced), que inclusive está disponível para mim por ter comprado a anterior. E o preço está abaixo de 10 reais.

E, antes que alguém fale algo, é bom lembrar que a associação deste tipo de jogo à violência real já foi desacreditada por vários estudos sérios.

Veredito:  Continua imperdível.

Um comentário:

Bruno C. Castro Alves disse...

Joguei recentemente DOOM, DOOM II e DOOM 64 no Switch. Ficou tão bem portado e com a jogabilidade bem adaptada que acho que ficarem as melhores versões desses jogos.