terça-feira, abril 18, 2023

Mini Avaliação: LILYGO T8-C3

Esta placa me foi indicada num comentário ao meu vídeo sobre o XIAO ESP32-C3. Eu fiquei curioso sobre a questão da  programação (que eu comento abaixo), investiguei e não gostei do que vi... Mas a vontade de escrever um artigo e fazer um vídeo foi mais forte e acabei comprando a placa!

A placa e o adaptador


Vamos começar falando das coisas boas. A LILYGO T8-C3 tem as seguintes características:

  • Microcontrolador ESP32-C3 (core único baseado no processador open-source RISC-V, 400K de RAM interna e suporte a WiFi 2.4GHz b/g/n e Bluetooth 5 LE).
  • 4 MB de Flash
  • Antena "3D" na placa (tem também conector para antena externa)
  • Uma quantidade boa de pinos de I/O
  • Suporte a bateria
  • Soquete para cartão micro SD
  • Conector USB tipo C

Como na outra placa da LILYGO que eu testei, as informações foram extraídas do github. O tamanho da Flash foi visto no esquemático (e conferido lendo o modelo do chip com uma lupa).

A coisa pega com este aviso na loja oficial da LILYGO no AliExpress:


No comentário no meu vídeo é dito que não precisa deste adaptador. A placa realmente não tem conversor serial USB TTL, mas o ESP32-C3 tem um suporte (limitado) a USB que permite ele operar como um dispositivo serial USB. Vamos dar uma olhada no esquemático e ver o que está ligado ao conector USB:

Clique para ver as letras miúdas no esquema

O conector USB C tem 24 pinos, os pinos A estão de um lado e os B do outro. Na ligação oficial os mesmos sinais estão nos dois lados, para que o conector possa ser inserido em qualquer posição. Não é isso que é feito no T8-C3: no lado A estão os sinais de USB do ESP32-C3 e no lado B os sinais da UART!

Você pode comprovar isso ligando a placa diretamente a um micro. Com o cabo espetado numa posição o PC vai reconhecer uma USB serial/JTAG, na outra posição não reconhece.

O "T-U2T Downloader" (esquema aqui) é o que se pode esperar: no conector USB-C macho são esperados os sinais da UART que vão para um conversor serial USB CH340. Os sinais USB vão para o conector fêmea. O fato da conexão UART usar o conector USB deixa difícil usar este adaptador com outras placas.

Se o uso não padrão do conector USB-C já não me agrada, a tentativa de empurrar o adaptador me deixa bravo. Os produtos da LILYGO tem características interessantes (e bons preços), mas eles precisam melhorar a documentação e as práticas comerciais.

Nenhum comentário: