terça-feira, abril 11, 2023

Arduino Giga e Arduino Uno R4: As Nova Placas Oficias da Arduino

Tendo acompanhado (nem sempre de perto) a história da (empresa) Arduino desde 2011, fica claro que até hoje eles não conseguiram emplacar um sucessor à (placa) Arduino Uno (cuja primeira versão foi lançada em 2010). Foram várias tentativas, como o Leonardo, Due, Yún, Zero, 101 e os Nano 33.

E lá vão eles de novo, com o anúncio do Arduino Giga R1 WiFi e do Arduino Uno R4. Neste post vou falar um pouco sobre estes novos modelos.



Arduino Giga R1 WiFi

Até o nome é grande nesta placa! E curioso este R1, dá uma impressão que já sai obsoleta.


Usando o formato do Arduino Mega (e acrescentando mais dois conectores), o Giga possui um microcontrolador STM32H747XI com dois cores, um Cortex-M7 a 480 MHz e um Cortex-M4 a 240 MHz, 2 MB de Flash e 1MB de Ram. As capacidades de I/O são muitas:
  • 4 UARTS
  • 3 I2C
  • 2 SPI
  • DAC, CAN, câmera, display
  • 76 pinos de I/O digital
  • 12 pinos de ADC
Além disso a placa possui um módulo WiFi + Bluetooth.

O primeiro problema desta placa é o preço: $73 na loja oficial. Usando um fator típico de 2,5x para as placas importadas oficialmente e um dólar de 5,40, chuto algo acima de R$900 aqui no Brasil.

A outra questão é o software para aproveitar tudo isso. O runtime e biblioteca Arduino não me parecem apropriados (mesmo considerando que neste caso o runtime roda em cima de um RTOS). A Arduino fala em rodar o runtime Arduino num core MicroPython no outro, mas isso parece mais coisa de marketeiro sem noção.

Meu veredito: só se você tiver a necessidade de todos estes recursos e a competência para escrever o software.

Arduino Uno R4

Outro nome curioso. As revisões anteriores do Uno foram sempre mudanças menores, mantendo o mesmo microcontrolador. E o Uno R3 atual vai continuar sendo fabricado e vendido. A vontade de se agarrar ao sucesso do Uno é grande nesta placa.

Esta é a única foto que se acha do Uno R4

É um pouco arriscado falar sobre o Uno R4, já que a placa só vai estar disponível no final de maio e pouco foi dito sobre as especificações técnicas e, talvez mais importante, o preço. A única foto (ou será imagem de computação gráfica?) disponível esconde parte dos componentes.

Vai ter duas versões, a Minima e a WiFi. A WiFi tem um ESP32-S3 como módulo de comunicação WiFi e Bluetooth.

O microcontrolador principal é o Renesas RA4M1, um 32-bit Cortex-M4, rodando a 48MHz com 32 KB de Ram e 256KB de Flash. Fico esperando testes para comparar o desempenho dele com o do ESP32-S3 "secundário" (com dois cores eXtensa LX7 rodando a 240MHz e 512 KB de Ram).

Um ponto destacado no lançamento é que a tensão máxima de entrada agora é 24V e a placa tem um "projeto térmico melhorado". Também é curioso, fico pensando porque alguém iria querer alimentar com 24V uma placa que opera a 5V. E, mais importante que o projeto térmico, é usar um conversor DC-DC chaveado de alta eficiência.

A escolha do microcontrolador parece ter sido feito pelo fato dele operar com I/O a 5V o que, junto com o formato do Uno, garante um compatibilidade maior com shields e acessórios do Uno original. Mas eu acho que agora é tarde, praticamente todas as placas modernas operam a 3,3V.

Meu veredito: vamos aguardar a placa estar disponível e o preço ser divulgado, mas acho que não vai colar.

2 comentários:

Rodrigo Feliciano disse...

A entrada de 24V é explicada pela necessidade em automação. O padrão é usar fonte de 24V. Eu mesmo já usei Arduino Mega em aplicações de automação industrial e tive que colocar uma fonte extra pro Arduino. Se fosse 24V direto não teria essa necessidade.

Daniel Quadros disse...

Pakéquis, eu até pensei nisso... Agora eles tem o Arduino Opta para aplicações de automação industrial.