domingo, fevereiro 13, 2022

Crítica: The Book of Boba Fett (primeira temporada)

Boba Fett é um personagem secundário na trilogia original de Star Wars, aparecendo brevemente e aparentemente morrendo em "Return of the Jedi". Falando pouco e nunca retirando o capacete, ele despertou o interesse dos fãs. Ele aparece em jogos, livros e quadrinhos, mas reconheço que não tive contato com esse material.

Foi uma surpresa ele aparecer na segunda temporada de "The Mandalorian" e um surpresa ainda maior o anúncio, numa cena pós crédito no episódio final da temporada, de uma série dedicada a ele.

Na crítica abaixo tento não dar grandes spoilers, mas vou falar sobre o desenrolar da narrativa ao longo dos episódios.


A premissa da série é Boba Fett assumindo o papel de chefe do crime em Tatooine, ocupando o lugar deixado por Jaba.

Uma boa parte dos quatro primeiros episódios é ocupada por "flashbacks", explicando como Boba escapou da morte e o que fez depois. É uma parte às vezes cansativa e sem grande surpresas.

No tempo atual Boba tenta se impor como chefe do crime e vai, aos poucos, tomando ciência de uma ameaça. Grande parte do tempo está sem capacete e se mostra adepto a conversas e a liderança por prestígio ao invés de força, o que destoa do comportamento esperado por vários fãs (eu inclusive). O terceiro episódio foi bastante criticado pela incorporação de uma gangue de jovens ciborgs (pessoalmente acho que alguém de marketing na Lucasfilms exigiu isso para "atrair  jovens").

E aí temos uma ruptura na série com dois episódios (o 5o e o 6o) onde Boba só aparece brevemente em um deles  (sem direito a fala). Estes episódios fazem a alegria dos fãs ao mostrar alguns personagens queridos (não vou detalhar mais para não estragar a surpresa).

E chegamos ao episódio final, com a expectativa nas alturas (inflamada pelos boatos mais diversos). Várias vezes na série foi mencionado que uma "guerra" está vindo, e este episódio é basicamente ela. Bastante cenas de ação, com reviravoltas previsíveis e chegamos a uma conclusão sem grande surpresas e uma curta cena no meio dos créditos.

Fica a dúvida de qual será a continuação. Não existe ainda uma posição oficial sobre um segunda temporada. Do jeito como terminou tem espaço tanto para ela como para a continuação em uma das séries já anunciadas (terceira temporada do Mandalorian, Ahsoka) ou em alguma nova série (boatos voltam a falar em "Rangers of the New Republic").

Veredito: "The Book of Boba Fett" é uma boa diversão, mas perdeu a chance de ser uma série memorável ao tirar a mística e as aspereza do personagem principal e não conseguir uma continuidade nos sete episódios. Os episódios 5 e 6 encantam, mas não se incorporam firmemente ao resto da narrativa.

Nenhum comentário: