domingo, abril 18, 2021

Crítica: Web Development with Angular and Bootstrap

Se já era esquisito eu estar programando "back-end" com Spring Boot, eis que agora estou programando "front-end" com Angular... Logo vocês poderão dizer que eu sou um programador "full-stack"!

Algum dia eu escrevo um post explicando porque considero as aplicações web um monte de gambiarras (no bom e no mau sentido). Angular está lá para o topo: a ideia é que a sua aplicação é um imenso JavaScript que vai rodar no browser e criar dinamicamente o HTML. Para obter as informações da retaguarda são, tipicamente, usadas API Rest. E na verdade você não escreve diretamente o JavaScript, grande parte é gerada automaticamente a partir de decorators e templates; o que você escreve é em TypeScript que é uma versão fortemente tipada do JavaScript. Só que o browser não entende TypeScript, ele é traduzido para JavaScript pelo Angular. O resultado é bem interessante.

Como de costume, resolvi ler um livro para aprender e, aproveitando uma oferta da Packt, o escolhido foi este "Web Development with Angular and Bootstrap" de autoria de Sridhar Rao Chivukula e Aki Iskandar. A minha experiência com livros da Packet tem variado bastante, o que acredito indicar que eles não são muito seletivos sobre o que publicar. Será que desta vez eu gostei?



A coisa começou ruim logo no primeiro capítulo, onde tem uma referência ao Apêndice A (onde estariam as instruções para instalação do Angular). Uma busca por errata no site da Packt não encontrou o livro, no github estava a pérola: "a referência ao Apêndice A é um engano". Como se não bastasse, no capítulo seguinte tem uma referência ao Apêndice B, igualmente inexistente. É bom lembrar que esta é uma terceira edição e eu li a versão e-book (o que teoricamente facilitaria correções).

Várias páginas são gastas apresentando os wireframes das telas da aplicação exemplo, que contém apenas o texto "content coming soon". Eu pensei que mais adiante apareciam wireframes mais completos, mas não. A aplicação exemplo acaba sendo meio abandonada no meio do livro.

Os erros grosseiros vão se acumulando no decorrer do livro. É código nos exemplos que não bate com o que o texto fala, são frases que parecem ter sido abandonadas enquanto estavam sendo escritas ou revisadas. O resultado final é um livro extremamente confuso, teve um capítulo inteiro que não consegui entender do que se tratava.

Veredito: fuja!

Obs: a última vez que fui ver no site da Packt este livro tinha sumido da parte de livros e estava catalogado como se fosse um curso, só acessível para quem faz a assinatura mensal.

Um comentário:

Fernandão disse...

Eu parti para essa também, o Angular facilita muito as coisas, mas programar Java eu já não consigo mais, somente obrigado! Hahaha. Você deveria dar uma olhada no Clojure, dá prazer programar nessa linguagem que está crescendo muito.