domingo, abril 04, 2021

Crítica: Robot Building for Beginners (Primeira Edição)

Mais um livro "antigo" removido da estante! Este livro foi lançado em 2002, comprado em 2009 e lido somente em 2021... Devo alertar que é uma edição antiga, já foram lançadas a segunda e terceira edições (esta última em 2015). Mas vamos deixar de lado a minha compulsão de comprar mais livros que consigo ler...

David Cook escreve mais de 500 páginas sobre um robô simples, controlado por um simples comparador de tensão (algo semelhante ao DG-2000 que eu já testei). Exagero?


Como o título diz, é um livro para iniciantes. É assumido que o leitor conheça muito pouco de eletrônica. Um capítulo inteiro é dedicado a cabos de conexão com garrinhas! Mas, de alguma forma, o autor consegue tornar isso interessante. As explicações de coisas simples não soam condescendentes. E sempre tem algum detalhe para ser aproveitado pelos mais experientes.

Algumas opções do projeto e algumas opiniões do autor são discutíveis, mas são bem fundamentadas. Em alguns pontos dá para perceber a idade do livro. Escrito em 2002, antecede em pelo menos 3 anos o lançamento do Arduino. O assunto microcontroladores aparece no capítulo final (no meio da discussão de outros componentes que poderiam ser usados para aperfeiçoar o robô). E menciona que, embora um microcontrolador seja barato, o hardware e software para programá-lo são caros e complicados...

Quem quiser reproduzir o projeto do livro talvez tenha dificuldade com as peças mecânicas, a parte eletrônica é bem trivial. O corpo você acha em qualquer supermercado, e da mesma marca!

Veredito: Recomendado para iniciantes que não pretendam começar direto com um robô controlado por microcontrolador.




Nenhum comentário: