domingo, maio 17, 2020

Crítica: Mastering Spring 5

O Spring Framework é a opção mais popular para o desenvolvimento de aplicações Web em Java. Este livro da Packt se propõe a tornar o leitor num mestre em Spring, veja aqui o que eu achei.




Ops...

Quem me conhece ou acompanha o blog deve estar peguntando: o que a Daniel está fazendo programando para Web e em Java? Uma resposta curta (e imprecisa) seria dizer que preciso garantir as reservas para minha aposentadoria... (já passei da fase de ter que garantir o leite das crianças). A oportunidade veio de um caminho tortuoso: um desenvolvimento embarcado com comunicação com Android levou a um participar de um projeto de aplicativo Android em Java (algo que já faço a algum tempo) e acabou chegando a ajudar no desenvolvimento da retaguarda. Parte da motivação foi uma tentativa minha de retomar o meu espírito de quando comecei a programar, onde a ideia era aprender "todas" as linguagens e ser capaz de programar tudo que fosse programável... Estou satisfeito com o que estou aprendendo, apesar da preocupação de estar em águas que não naveguei antes.

Voltando ao livro...

A primeira coisa que salta aos olhos é a divisão em pequenos passos, o que se destaca na versão Kindle onde o fim de cada passo é marcado por um fim de página. O mesmo não ocorre na versão PDF (um dos motivos de eu ter comprado o eBook na Packt ao invés da Amazon é que você recebe o livro em vários formatos). Talvez isto seja mais didático, mas irrita às vezes.

Uma coisa que eu não fiz foi seguir os exemplos no micro. Em princípio os requisitos são simples e o código está todo disponível para download, mas os exemplos não são muito sofisticados ou realistas. Falta o fator "gostaria de ver isso rodando".

O livro se divide em três seções: "Getting Started with Spring and Spring Boot", "Building a REST API and Full Stack Applications with Spring" e "Cloud, Microservices and Best Practices with Spring".

A primeira seção me agradou, dando uma boa ideia sobre o que é o Spring e o básico no seu uso. Gostaria de um pouco mais de informações sobre como ele faz as suas "mágicas", mas dá para viver sem isso.

Na segunda seção o capítulo sobre "Full Stack" e React me pareceu fraco, como se estivesse lá só para dizer que os assuntos foram mencionados.

A terceira seção julguei a mais fraca. A parte de cloud e microservices é bem superficial, as "best practices" não me pareceram muito práticas e um capítulo sobre Kotlin dá uma visão incompleta e corrida, portanto inútil.

Veredito

Recomendado com ressalvas. Eu não tinha muitos conhecimentos prévios, acho que aprendi algumas coisas importantes mas estou longe ter virado um mestre. Este é o primeiro livro sobre o assunto que leio, se achar um melhor (aceito recomendações nos comentários) este vai deixar de ser recomendado.

Nenhum comentário: