quinta-feira, maio 28, 2020

Memórias dos Anos 70: Parte 3

À medida em que vou escrevendo vou lembrando de mais coisas, vai ser difícil seguir uma ordem cronológica. Fico também em dúvida se não era o caso de pular estes primeiros anos e ir direto para histórias com cunho mais técnico. Neste post vou falar um pouco sobre fotos e áudio. Avisem nos comentários se estiver sendo chato.

A caixa de som do meu pai com a tela frontal removida (o cone do alto falante já foi substituído várias vezes)


Uma dificuldade para estes post é achar fotos para as ilustrações. A maioria que está lendo não deve ter tido experiências com as câmeras não digitais. Muitos talvez só tiraram fotos com o celular...

Já mencionei que o meu pai tinha uma câmera 8mm. Além disso tinha uma máquina fotográfica, mas o processo de tirar fotos era bem complicado. Os filmes estavam disponíveis em rolos de 12, 24 e 36 fotos. Antes de tirar a foto, tinha que usar um medidor de luminosidade (externo) para escolher velocidade e abertura. Aí era ajustar a câmera, mirar, focar, tirar a foto e avançar o filme para a próxima foto. Ao final do rolo, você tinha que rebobinar na mão o filme. Problemas de tracionamento do filme não eram raros. Aí você tinha que levar o filme para ser revelado e ampliado. Você só ia descobrir o que saiu quando recebesse de volta, o que normalmente levava dias pois as lojas não tinham o equipamento e precisavam mandar para o "laboratório". O processo todo não era muito barato e você corria o risco de pagar por uma "foto" totalmente preta. Uma alternativa era pedir primeiro uma impressão sem ampliação para escolher quais ampliar.

Durante a juventude usei pouco a máquina fotográfica. Uma vez que eu lembro foi um trabalho de ciências onde tirei fotos de raízes de árvores perto de casa. Este é um trabalho que gostaria de ainda ter...

Mudando de foto para áudio, com uma casa maior o meu pai resolver melhorar o som. Ele tinha dois amplificadores Williamson, um montado no Brasil antes de viajar, outro montado nos EUA a partir de um kit. Para montar um sistema estéreo, comprou um kit de pré-amplificador, construiu duas caixas acústicas com dois alto-falantes de 16 ohms que tinha guardado e colocou uma capsula stereo no toca discos. Em alguma ocasião foi acrescentado um receptor FM que ele também montou. Eu acho que eu comecei a usar o som depois de terminar o ginásio, como comentei anteriormente ganhei meu primeiro gravador de fita como presente de conclusão do ginásio

Nenhum comentário: