domingo, janeiro 08, 2023

Crítica: The Man in the High Castlle (o livro)

Quase um ano atrás eu comentei aqui sobre a série de mesmo nome da Amazon Prime. Fiquei muito em dúvida sobre ler o livro; embora Philip K. Dick seja autor de várias obras adaptadas com sucesso para o cinema, minha experiência anterior com um livro dele não tinha sido muito boa. Será que desta vez fiquei mais satisfeito?

A capa do eBook é enganosa!


Uma coisa que se nota cedo é que o trabalho do "Homem do Castelo Alto" é diferente: na série ele distribui filmes de presentes alternativos, no livro ele é o autor do "The Grasshopper Lies Heavy" um livro que narra um presente alternativo. A coisa é mais profunda: a série abraça mais o aspecto ficção científica e realidades alternativas. Num momento meta no livro, dois personagens discutem se o "The Grasshopper" é ou não ficção científica.

O livro tem um escopo bem mais restrito que as quatro temporadas da série. Em particular não temos nenhuma cena na Costa Leste, o que inclui o personagem John Smith da série (mostrado em destaque na capa do e-book). Os personagens comuns à série e ao livro tem uma "pegada" diferente. No livro eles são mais viscerais, restritos às suas características principais e com menos nuances, Os fãs da Juliana (personagem principal na série da Amazon) podem ficar decepcionados com o seu comportamento no livro.

O livro é bastante restrito quanto a violência sofrida ou observada diretamente pelos personagens. Por outro lado, a descrição do que aconteceu ao mundo antes do "presente" é bem mais brutal.

Além do "The Grasshopper", o "I Ching" é outro livro de destaque dentro do livro, sendo usado pelos protagonistas em várias ocasiões e estando ligado diretamente ao final.

O que mais me incomodou (como no outro livro do Philip K. Dick que li) é que o livro é escrito de forma bem complexa. Cheguei ao final pensando "que diabos ele queria dizer?" Talvez seja simples incompetência minha em absorver o texto.

O livro tem um final aberto, já que o autor cogitou escrever futuramente uma continuação.

Veredito: "The Man in the High Castlle" é um clássico premiado. Se você gosta de livros profundos, é possível que você o aprecie. Se você está atrás de algo mais fácil de assimilar, com um escopo maior e personagens mais agradáveis, provavelmente a série será muito mais agradável.

Nenhum comentário: