quarta-feira, dezembro 26, 2018

RetroServer: Os Jogos

Vamos dar uma olhada nos jogos que estão disponíveis no meu pequeno servidor de jogos clássicos. Os fontes dos jogos podem ser vistos e baixados do github.



Adventure

O Adventure original (também conhecido como Colossal Cave Adventure) na versão de 430 pontos em C, gerada automaticamente por Don Woods a partir de fontes em FORTRAN.

Fonte: http://www.ifarchive.org/if-archive/games/source/Adventure2.5.tar.gz
No blog: http://dqsoft.blogspot.com/2013/11/raspberry-pi-colossal-cave-adventure.html

Dragon Island

Adaptação para o YABASIC de programa publicado na newsletter do Homebrew Computer Club na edição de setembro/outubro de 1977.

No blog: http://dqsoft.blogspot.com/2013/11/raspberry-pi-dragon-island.html

Oregon Trail

The Oregon Trail simula uma viagem nos tempos dos pioneiros americanos, de Missouri a Oregon. Foi criado em 1971, por um professor (Don Rawitsch), para ser usado em aulas de história.

Fonte: http://www.filfre.net/tag/the-oregon-trail/
No blog: http://dqsoft.blogspot.com/2013/11/raspberry-pi-oregon-trail.html

Pirate Adventure

Time flies.

Assim começa o artigo de Scott Adams na edição de dezembro de 1980 da revista Byte. Neste artigo Scott (não confundir com o homônimo que escreve e desenha o Dilbert) apresenta os fontes do jogo "Pirate's Adventure", a segunda aventura comercializada por sua empresa Adventure International.

Para rodar o jogo nos micros da época, Scott criou um interpretador que mastigava longas tabelas geradas por um editor que ele também criou. A versão original do interpretador, que ele usou como base para o artigo, foi escrita em Level II BASIC para o TRS-80 com 16K de Ram. A versão publicada estava quebrada em dois programas, um para gravar em K7 as tabelas que descrevem o jogo e outro para ler e interpretar. Os bem aventurados com um TRS-80 com 32K podeiam juntar os dois programas e dispensar a gravação e leitura do K7.
No começo de 1981 eu adaptei o programa para o único computador a que eu tinha acesso (no estágio), um Cobra-400. A linguagem disponível era um dialeto não muito sofisticado de COBOL.

Em 1982, já formado e trabalhando em uma empresa que fabricava (entre outras coisas) micros CP/M, adaptei a listagem original para o MBASIC (o que foi trivial, pois tando ele como o BASIC do TRS-80 foram desenvolvidos pela Microsoft).

A conversão para o YABASIC foi bastante complicada. O programa original é bastante confuso, provavelmente como resultado da tentativa de reduzir a memória ocupada.

No blog: https://dqsoft.blogspot.com/2018/10/pirates-adventure.html

Super Star Trek

Port para C do clássico Super Star Trek do livro BASIC Computer Games editado por David Ahl, feito por Chris Nystrom.


Nenhum comentário: