quinta-feira, dezembro 13, 2018

RetroServer: Introdução

O RetroServer é um pequeno computador com a função de ser um servidor para rodar jogos clássicos (baseados em texto) através de conexão SSH.



O coração deste projeto é um Raspberry Pi, eu usei um modelo B+ que estava sem uso. Apesar da memória restrita, ele é capaz de suportar alguns usuários e tem conexão Ethernet para rede.

Uma preocupação foi o lado "lúdico". Usando uma Laser Cutter, construí uma caixa de acrílico. Além do Raspberry, esta caixa tem cinco LEDs, um botão e um display gráfico. A finalidade principal do botão é ter uma forma fácil de dar shutdown sem precisar conectar um computador.


 O sistema operacional usado foi o Raspbian Stretch Lite. Quando o jogador se loga (com um usuário fixo) é executado um script que apresenta um menu para seleção do jogo.

Os jogos escolhidos são clássicos dos anos 70: Dragon Island, Colossal Cave Adventure, Oregon Trail, Pirate Adventure e Super Star Trek (mais detalhes em um post futuro). Alguns destes jogos são escritos em BASIC, como de costume usei o YABASIC.

No próximo post vamos ver os detalhes sobre o hardware.

Nenhum comentário: