sexta-feira, dezembro 28, 2018

RetroServer: Conclusão

Para encerrar esta série, uma rápida passada em alguns detalhes que completam o projeto.


Login

A ideia do servidor é que qualquer um possa se logar e jogar

A solução adotada foi criar um usuário e senha "públicos". Como um aceno à  segurança, este usuário usa um shell restrito, possui acesso limitado à maioria dos diretórios e fica praticamente preso ao script de login.

Script de Login

O script de login (que você pode ver no github) tem como parte mais importante um menu para selecionar o jogo. Alguns jogos tem a opção de salvar para retomar depois no ponto que parou, para isto é usado um subdiretório com o nome do jogador.

Yabasic

A maioria dos jogos está em BASIC e roda sob o Yabasic. Infelizmente o Yabasic apresentou alguns problemas ao ser executado dentro de um script. A solução (por enquanto) é usar o exec do bash, que faz com que o Yabasic substitua o shell. Como efeito colateral, o usuário é deslogado ao sair do jogo.

Um comentário:

Ezekiel Bulver disse...

Muito legal parabéns!