No meio das minhas bagunças estão alguns exemplares da newsletter do Homebrew Computer Club, que eles me enviaram quando escrevi para eles em 1978. Este programa saiu no número de setembro/outubro de 1977 (veja HCC_V2I20.pdf nos arquivos do blog). Foi escrito por Walt Hutchinson no Tiny Basic de Tom Pittman. Nos anos 80 eu fiz uma adaptação para o TK82 que foi publicada na revista MicroHobby.
Precisei fazer algumas pequenas adaptações para rodar com o yabasic. Se você for digitar, atenção que letras maiúsculas e minúsculas são diferentes nos nomes das variáveis. A organização do programa é típica de um Basic que não tem IF THEN / ELSE nem IFs multilinha.
#!/usr/local/bin/yabasic 21 print "Voce esta sozinho e os dragoes comem as 8!" 22 print 23 h = 5 24 m = 0 25 d = 1 + int(ran(11)) 26 rem print d 27 gosub 57 28 print "Em qual caverna voce atira a sua lanca?" 29 input t 30 if (d = t) goto 51 31 if ((d-t)*(t-d) >= -1) print "S*N*O*R*T!" 32 print "Voce errou! "; 33 print "O dragao "; 34 s = int(ran(4))- 1 35 if (s = 0) goto 41 36 d = d + s 37 if (d < 1) d = 10 + d 38 if (d > 10) d = 10 + d 39 print "se move!" 40 goto 42 41 print "aguarda." 42 print "Voce se arrisca a pegar a lanca? (S ou N)" 43 input a$ 44 if (a$="S" or a$="s") goto 48 45 if (a$<>"N" and a$<>"n") goto 42 46 gosub 57 47 goto 33 48 if (d = t) goto 55 49 print "Voce conseguiu!" 50 goto 27 51 print "A*A*R*R*R*G*G*H*H! V*O*C*E M*E* P*E*G*O*U!" 52 print "" 53 print "PARABENS!!!" 54 end 55 print "T*E* P*E*G*U*E*I*!!! N*H*A*C! N*H*A*C!" 56 end 57 print "" 58 print "Sao ",h; 59 if (m=0) goto 62 60 print ":",m 61 goto 64 62 print " horas" 63 if (h=8) goto 55 64 m = m + 15 65 if m <> 60 goto 68 66 h = h + 1 67 m = 0 68 returnPara digitar no Raspberry você vai precisar de um editor. Eu usei o joe (sudo apt-get install joe), mas você pode usar o nano que vem no Raspbian ou o seu editor predileto. Após editar e salvar com o nome dragao, marque o arquivo como executável (chmode +x dragao).
Para executar, digite ./dragao. O shell utilizará a primeira linha para saber que a execução é feita pelo yabasic.
O jogo em si é bem simples. Um dragão está escondido em uma de 10 cavernas dispostas circularmente e numeradas de 1 a 10. Você tem uma lança que você atira em uma das cavernas. Se acertar o dragão, ganhou o jogo. Se acertar a caverna ao lado do dragão, ele urra. Em seguida, o dragão pode aguardar ou se mover para uma caverna adjacente. Aí você precisa decidir se vai entrar na caverna para pegar a espada ou não. Se você entrar e o dragão está lá, *nhac* *nhac*! Tem ainda um limite de tempo: o jogo começa às 5:00, cada ação consome 15 minutos e às 8:00 escurece e o dragão te come.
Um comentário:
Rapaz em 1977 eu não era nem nascido, parabéns pelas adaptações.
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