Vou deixar de lado o BASIC, fugir do FORTRAN, e usar uma versão em C. Se você preferir instalar uma versão pronta, tem uma versão com nome adventure no pacote bsdgames:
apt-get install bsdgames adventureO Interactive Fiction Archive tem várias versões de Adventure, como descrito aqui. Resolvi usar a versão de 430 pontos, escrita pelo próprio Don Woods. Os fontes podem ser baixados daqui. Para compilar no Raspberry precisei incluir as linhas abaixo em init.c, antes da rotina initialise().
/* DQ: prototipos para evitar erros */ static raw_init(); static finish_init(); static report(); static quick_init(); static quick_save(); static quick_io();A compilação é feita executando
makeNão se assuste com os warnings (avisos) do compilador.
Para jogar, digite
./adventureA primeira vez que você executa vão aparecer umas mensagens informando que adventure.text foi convertido para adventure.dat. Nas execuções seguintes o arquivo adventure.dat é usado e as mensagens não são mais apresentadas. A saída do programa apresenta algumas linhas em branco supérfluas, este mesmo comportamento pode ser visto no executável para DOS portanto é uma característica do programa e não um problema específico da compilação no Raspberry.
Os fontes desta versão não são muito bonitos, pois foram gerados automaticamente por Don Woods a partir de fontes em FORTRAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário