quinta-feira, março 31, 2022

Memórias: Começando uma Empresa de Software

Algumas lembranças diversas do primeiro ano da minha empresa.

No final de 2002 ajeitamos a nossa sede (alugada): uma melhoria estética na fachada, conduítes para rede elétrica, lógica e telefônica. Com relação à última, os tempos eram bem diferentes de 1987 quando a Humana se viu limitada a duas linhas telefônicas por impossibilidades técnicas da Telesp: uma segunda linha foi instalada em menos de 48 horas.

A internet era um Speedy com uma velocidade razoável (para a época) e IP fixo - o servidor de email ficava dentro da empresa. Um problema, só resolvido ao mudar o email para o gmail, é que os IPs fixos do Speed estavam "sujos" nas listas anti-spam. Os mantenedores destas listas não tinham muito interesse em liberar um IP específico, nem o TI de grandes empresas.

Inicialmente éramos só eu e o meu sócio, logo contratamos uma assistente administrativa. Para ajudar no desenvolvimento contratamos um colega que tinha sido demitido da Seal, inicialmente como avulso e depois em tempo integral. A ele veio a se juntar três estagiários (um deles viria ser efetivado mais para frente).

Os primeiros negócios foram tarefas pontuais para a Seal, mas aos poucos conseguimos mais clientes. A nossa força nesse momento eram os nosso contatos no ramo de atuação (Auto ID) e um histórico de projetos de sucesso. Olhando alguns registros da época até me surpreendo com a quantidade de negócios feitos neste primeiro ano.

Do ponto de vista técnico preponderaram os projetos de software para coletores de mais baixo custo. Isto inclui o SPT-1500, coletores DOS e uma linha de coletores chineses (que vai ser objeto do próximo post).

Surgiam os embriões dos primeiros produtos (softwares a serem oferecidos para vários cliente). Como é tradicional no AutoID, estes produtos estavam relacionados a inventário.

Neste início éramos bem flexíveis quanto ao tipo de serviço. Um dos trabalhos não ligados a coletores de dados acabou nos trazendo um cliente fiel, vários amigos e a minha volta ao interesse por eletrônica (particularmente microcontroladores). Mais detalhes num post futuro...


Nenhum comentário: