domingo, outubro 11, 2020

Livro do Mês: Not All Fairy Tales Have Happy Endings: The rise and fall of Sierra On-Line

Nos anos 80 eu comprei vários jogos da Sierra. Apesar de não poder dizer que tenha ficado satisfeito com todos, eles tinham (e ainda tem) uma certa atração especial. Eu já tinha lido algumas entrevistas e até um capítulo do livro Hackers sobre a empresa, mas a oportunidade de ouvir a história diretamente de Ken William (que fundou a Sierra junto com a esposa) foi irresistível.


Não me lembro exatamente onde eu vi o anúncio do futuro lançamento do livro, mas tinha um link para o site. O livro físico parece ser lindo, mas motivos práticos (custo e prazo do frete e falta de espaço em casa) me fizeram optar pela versão eletrônica.

Logo de cara Ken avisa o que o livro não é: um texto técnico ou uma narrativa do desenvolvimento de todos os jogos. Eu diria que o assunto do livro é meio fluido: Ken acompanha a história da Sierra do início ao fim (mas fiquei com a impressão dele ter pulado algumas partes). Tem um pouco da vida pessoal dele, mas só no início do livro. A narrativa é interrompida em alguns pontos para Ken falar na suas estratégias de negócio e dar suas opiniões.

Imagino que muitos não irão gostar de quando ele fala na sua procura por funcionários "Triple-A". O tipo de compromisso que Ken espera destes funcionários com certeza se chocaria com as leis e filosofias de trabalho atuais.

O que me surpreendeu e agradou foi a franqueza de Ken. Ele procura narrar o que aconteceu e deixa claro que cada um pode e deve julgar as suas ações como achar melhor.

A história em si da Sierra é emocionante: a empresa nasceu praticamente "na mesa da cozinha", cresceu, quase quebrou quando apostou em jogos para consoles, voltou a crescer graças (indiretamente) ao PCjr, foi vendida e afundou.

Em alguns capítulos ele se aprofunda no histórico do desenvolvimento de certos jogos. É uma pena que são poucos. Também é uma pena que Roberta Williams (a esposa e uma das principais criadoras de jogos da Sierra, se você não sabia) não quis participar ativamente do projeto (ele explica o porque). O ponto de vista dela seria muito interessante.

Veredito: Recomendado.


Nenhum comentário: