domingo, outubro 25, 2020

Jogo do Mês: Return of the Obra Dinn

Faz um bom tempo que não faço uma avaliação de jogo e o motivo é simples: não tenho jogado. "Return of the Obra Dinn" foi uma sugestão do meu filho e usei isso como motivação para começar a jogar. E uma vez começado só consegui parar no final.


"Return of the Obra Dinn" é um jogo de Lucas Pope, o mesmo criador de Papers, Please. E novamente ele mostra criatividade. O (fictício) Obra Dinn reaparece misteriosamente em 1807 depois de sumir cinco anos atrás. Você é o inspetor de seguros que precisa investigar o navio e descobrir o destino dos tripulantes e passageiros.

A primeira coisa que chama a atenção é o estilo visual. Os gráficos simulam o estilo monocromático da época do Mac original, você pode escolher entre tons de branco, verde, âmbar, etc. Apesar desta simplicidade de apresentação, você caminha em 3D pelo navio.

A interface de uso me atrapalhou um pouco no início. Uma dica boba: na tela inicial clique na ancora para acessar as configurações (que incluem a seleção de língua). O jogo dá algumas dicas de como fazer as coisas, mas nem sempre é óbvio.

A investigação é feita usando um relógio mágico: você ativa perto de um cadáver e vê a cena da morte deste personagem (muitas vezes precedida de algum diálogo). Em alguns momento o relógio irá levá-lo ao próximo cadáver. As anotações das mortes são registradas em um livro e estão agrupadas em capítulos. Inicialmente você tem acesso apenas a uma parte do navio, poucos cadáveres estão visíveis e apenas um capítulo contém anotações (curiosamente você começa pelo último).

A anotação contém uma imagem da pessoa que morreu (ou desapareceu) e espaços para você indicar o destino e, dependendo ele, o culpado. É bem mais complicado do que pode parecer. Além disso, o jogo só confirma as suas deduções quando você acertou o destino de três pessoas. Para ajudar o livro contém a lista de todos os tripulantes e passageiros (nome, função e nacionalidade, mas sem figura) e algumas imagens mostrando as pessoas juntas.

Algumas dicas (sem spoilers):

  • Uma das principais ajudas para reconhecer as pessoas são suas roupas e aparência.
  • Os grupos que as pessoas formam nas imagens em conjunto são outra pista importante
  • Ao examinar uma cena não se concentre apenas no morto e nas pessoas próximas. Aproveite para ver onde estavam as outras pessoas e o que estavam fazendo (o jogo informa quais pessoas podem ser vistas em cada cena). Em alguns é preciso olhar do ângulo correto para ver as pistas.
  • Embora a maioria das causas de morte sejam óbvias, em alguns casos você vai ter que olhar com atenção as cenas antes da morte para entender o que aconteceu.
Paciência é essencial. Você vai ver e rever as cenas um monte de vezes. Alguns sujeitos são bastante difíceis de identificar e em alguns casos a causa da morte não é óbvia (ou você está usando a palavra errada para descrevê-la). Se você não estiver conseguindo avançar, antes de olhar um walk-through veja esta dicas gerais ou estas dicas mais específicas (mas com alguns spoilers).

Veredito: imperdível



Nenhum comentário: