domingo, dezembro 02, 2012

Livro de Novembro: Hackers - Heroes of the Computer Revolution

Da onde vem o termo "hacker", tão deturpado atualmente? Este livro clássico de Steven Levy, originalmente publicado em 1984, conta um pouco da história destes pioneiros da revolução que tirou os computadores de salas fechadas e os levou para dentro das casas de pessoas comuns.




Parte Um - True Hackers

O livro começa no final dos anos 50, no MIT onde participantes do Tech Model Railroad Club se interessaram por computadores. É nesta época que o termo hacker se populariza, com a consolidação da Ética Hacker:
  • O acesso aos computadores (e qualquer coisa que ajude a entender como o mundo funciona) não deve ser limitado. Deve-se sempre respeitar a "Hands-on Imperative".
  • Toda informação deve ser livre.
  • Não confie na autoridade - promova a descentralização.
  • Hackers devem ser julgados pela qualidade dos seus hacks, não por citérios como idade, raça, aparência ou títulos.
  • É possível criar arte e beleza nos computadores.
  • Computadores podem mudar a sua vida para melhor.
Os hackers de então estavam envolvidos com o desenvolvimento de software para os primeiros computadores interativos, particularmente ferramentas de desenvolvimento, experiências de inteligência artificial e jogos.
 
Parte Dois - Hardware Hackers

A segunda parte avança para os anos 70, quando uma nova geração de hackers constrói os primeiros microcomputadores, alguns movidos pela simples curiosidade tecnológica, outros por ideias mais politizadas.

O livro relata o surgimento do Altair e do Apple II (entre outros) e do Homebrew Computer Club. Embora o tema desta parte seja o hardware, merece menção os Basics - particularmente o Microsoft Basic e o Tiny Basic.

Parte Três - Game Hackers

Seguindo diretamente a narrativa anterior, temos os hackers de terceira geração, que finalmente podem ter os seus próprios computadores. Uma das atividades de destaque da época foi o surgimento da indústria de jogos para computador.

A narrativa se centra na incrível história da Sierra (originalmente On-Line Systems), criada por um jovem casal (Ken e Roberta Williams, mas isto vocês já devem saber). Ao longo desta parte a Sierra passa de uma empresa idealista que coloca hackers e pessoas que nunca tinham visto computadores para desenvolver jogos em um ambiente anárquico a uma empresa milionária e séria preocupada em ter programadores "profissionais".

Epílogo

O epílogo é uma coleção de apêndices e cresceu ao longo das três edições. Da edição original temos "The Last of the True Hackers", que conta o ocaso do laboratória de inteligência artificial para descontentamento do auto-intitulado último hacker de verdade - Richard Stallman.O segundo apêndice foi incluído em 1994 e mostra onde estão os hackers dez anos depois. O terceiro apêndice foi escrito em 2010, com os 25 anos do livro original. Seguem ainda uma extensa lista de referências e um completo índice remissivo.

Veredito

Fortemente recomendado.

O autor fez um trabalho muito forte de pesquisa, incluindo longas entrevistas com os personagens principais. As histórias (e os "causos") são interessantes e relevantes. Os personagens são "figuraças", tanto no sentido de excêntricas como de relevância histórica. Existem alguns pequenos escorregões na parte técnica, mas de um modo geral  Levy é bem sucedido em colocar os conceitos em termos mais leigos.

É claro que muita coisa importante ficou de fora (afinal, cada personagem merce pelo menos um livro próprio). Em alguns casos o fim das histórias ficam no ar (quando a parte três termina, a Sierra está investindo pesadamente no PC Jr e fechando um acordo para uma empresa esquisita assumir a conversão de jogos para outras plataformas - nada é dito sobre o resultado disto).

Você encontra facilmente este livro, tanto em inglês como e português.

Nenhum comentário: