Parte Um - True Hackers
O livro começa no final dos anos 50, no MIT onde participantes do Tech Model Railroad Club se interessaram por computadores. É nesta época que o termo hacker se populariza, com a consolidação da Ética Hacker:
- O acesso aos computadores (e qualquer coisa que ajude a entender como o mundo funciona) não deve ser limitado. Deve-se sempre respeitar a "Hands-on Imperative".
- Toda informação deve ser livre.
- Não confie na autoridade - promova a descentralização.
- Hackers devem ser julgados pela qualidade dos seus hacks, não por citérios como idade, raça, aparência ou títulos.
- É possível criar arte e beleza nos computadores.
- Computadores podem mudar a sua vida para melhor.
Parte Dois - Hardware Hackers
A segunda parte avança para os anos 70, quando uma nova geração de hackers constrói os primeiros microcomputadores, alguns movidos pela simples curiosidade tecnológica, outros por ideias mais politizadas.
O livro relata o surgimento do Altair e do Apple II (entre outros) e do Homebrew Computer Club. Embora o tema desta parte seja o hardware, merece menção os Basics - particularmente o Microsoft Basic e o Tiny Basic.
Parte Três - Game Hackers
Seguindo diretamente a narrativa anterior, temos os hackers de terceira geração, que finalmente podem ter os seus próprios computadores. Uma das atividades de destaque da época foi o surgimento da indústria de jogos para computador.
A narrativa se centra na incrível história da Sierra (originalmente On-Line Systems), criada por um jovem casal (Ken e Roberta Williams, mas isto vocês já devem saber). Ao longo desta parte a Sierra passa de uma empresa idealista que coloca hackers e pessoas que nunca tinham visto computadores para desenvolver jogos em um ambiente anárquico a uma empresa milionária e séria preocupada em ter programadores "profissionais".
Epílogo
O epílogo é uma coleção de apêndices e cresceu ao longo das três edições. Da edição original temos "The Last of the True Hackers", que conta o ocaso do laboratória de inteligência artificial para descontentamento do auto-intitulado último hacker de verdade - Richard Stallman.O segundo apêndice foi incluído em 1994 e mostra onde estão os hackers dez anos depois. O terceiro apêndice foi escrito em 2010, com os 25 anos do livro original. Seguem ainda uma extensa lista de referências e um completo índice remissivo.
Veredito
Fortemente recomendado.
O autor fez um trabalho muito forte de pesquisa, incluindo longas entrevistas com os personagens principais. As histórias (e os "causos") são interessantes e relevantes. Os personagens são "figuraças", tanto no sentido de excêntricas como de relevância histórica. Existem alguns pequenos escorregões na parte técnica, mas de um modo geral Levy é bem sucedido em colocar os conceitos em termos mais leigos.
É claro que muita coisa importante ficou de fora (afinal, cada personagem merce pelo menos um livro próprio). Em alguns casos o fim das histórias ficam no ar (quando a parte três termina, a Sierra está investindo pesadamente no PC Jr e fechando um acordo para uma empresa esquisita assumir a conversão de jogos para outras plataformas - nada é dito sobre o resultado disto).
Você encontra facilmente este livro, tanto em inglês como e português.
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