quinta-feira, junho 11, 2020

Memórias dos Anos 70: Livros

Quem acompanha o blog já sabe como a leitura é uma parte importante da minha vida. Neste post vou falar um pouco sobre alguns livros que eu li e de onde eles vieram.



Os Livros de Casa

Já mencionei os livros de ficção científica em inglês do meu pai. Também em inglês, ele tem também vários livros policiais (em particular a série "Perry Mason" de Erle Stanley Garden).

Os livros em português eram, na maioria das vezes, da minha mãe, que tem um gosto mais eclético. Foi ela quem comprou o primeiro livro de Tarzan que eu li (o primeiro da série).

Depois que entrei no ginásio, o meu pai passou a comprar, um a um, os livros do Sitio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Para isso a gente ia numa livraria relativamente distante.

A maioria das compras de livro nele era numa livraria no Brooklin (que era uma espécie de "centro" quando a gente morava "no meio do mato" próximo ao Borba Gato). Ela tinha uma coleção razoável de livros importados; nesta época (e por muito tempo depois) era praticado o "dólar livro": o preço de capa era multiplicado pelo dobro da cotação do dólar para converter para a moeda da época (cruzeiro novo e depois cruzeiro).

Os livros de Jules Verne (outra paixão do meu pai) vinham destas duas livrarias, de editoras e formatos diferentes. Algumas história eram achadas apenas em edição portuguesa (como a da foto), para desespero da minha mãe ("vai aprender português errado!"). Aliás, também tinha uma coleção portuguesa de livros de bolso de ficção científica (os de Murray Leinster eram os meus prediletos).

Até onde lembro não chegamos a ter a Barsa ou outra enciclopédia, mas tinha uma coleção "Mundo da Criança".

E, é claro, teve os Hardy Boys.

Os Livros na Casa da Vó

Os livros da casa da vó eram acompanhados da preocupação da minha mãe com eu aprender português "antigo". Eram duas coleções em particular: "O Tesouro da Juventude" e os livros de Tarzan de um primo do meu pai (em condição deplorável de conservação, vide na foto). Minha mãe acabou comprando o "Tesouro da Juventude", infelizmente a minha parte preferida (pequenos projetos para fazer em casa) estava mais reduzida na versão moderna.

A Biblioteca da Escola

Um dos pontos altos do ginásio era a biblioteca, que tinha um acervo bem respeitável. Foi nela que encontrei vários clássicos, como os livros de Sherlock Holmes, mais alguns livros de Jules Verne, "O Médico e o Monstro" e outros.

Nenhum comentário: