A ExpressIf, fabricante do ESP8266, possui um kit de desenvolvimento para ele. O jeito mais fácil de instalá-lo e usá-lo é dentro da IDE do Arduino. De quebra você poderá usar as funções Arduino que você provavelmente já conhece.
O primeiro passo para isto é incluir na configuração da IDE o link para o repositório do suporte ao ESP8266:
Feito isto, entramos em Gerenciador de Placas e selecionamos o pacote esp8266:
Agora é aguardar o download. Quando ele encerrar, vamos escolher a placa "Generic ESP8266 module" e colocar as configurações apropriadas:
Em Flash size, o tamanho padrão da flash do Sonoff Basic é 1M. Uma parte disto pode ser reservada para o SPIFFS (SPI Flash File System), visando armazenar aquivos ao invés de firmware. O SPIFFS é útil se você quiser salvar algumas configurações (lembre-se que o ESP8266 não tem EEPROM), mas provavelmente você vai querer o máximo espaço possível para o seu firmware. As opções mais comuns são "1M (no SPIFFS)" e "1M (64K SPIFFS)".
Conecte o adaptador serial e selecione na Porta a porta correspondente. Pronto! Agora é só lembrar de colocar o ESP8266 no modo programação (ligar com o botão apertado) para poder gravar o seu sketch.
Para manter a tradição, vamos carregar o exemplo Blink. Selecione o exemplo nos menus e mande compilar e carregar (não esqueça de colocar o ESP o modo programação). Logo logo você terá transformado o seu interruptor inteligente num pisca pisca burro!
A documentação da ExpressIf (e a internet, é claro) explica como usar os recursos do ESP8266, particularmente a comunicação WiFi. A única informação específica do Sonoff que você precisa são as conexões:
- O relê está conectado à saída digital 12
- O LED verde está conectado à saída digital 13
- O botão está conectadoà entrada digital 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário