domingo, março 01, 2020

Crítica: The Making of Star Wars

Quatro anos atrás eu li "The Secret Story of Star Wars" que falava bastante nas sua parte inicial sobre o processo de criação do filme A New Hope, antes dele virar Episódio IV e quando era apenas Star Wars. Ao final da minha resenha eu mencionei "The Making of Star Wars" e anunciava que iria lê-lo em breve... Demorou, mas chegou a vez dele.


Esta imagem não faz jus ao formato físico do livro!

Para escrever "The Making of Star Wars" J.W. Rinzler teve acesso aos arquivos da Lucasfilms, particularmente às primeiras versões do roteiro. Além disso, fez um trabalho minucioso de procurar entrevistas da época.

O início do livro fala sobre a formação de Lucas como cineasta e a sua dificuldade em escrever roteiros. O roteiro de Star Wars foi resultado de muita luta, com uma história que mudava radicalmente a cada versão.

Este começo pode ser um pouco cansativo, com as várias versões de roteiro bem diferentes da versão que conhecemos, mas vai melhorando à medida que o roteiro vai evoluindo. Quando começar a pré-produção você terá dificuldade em parar de ler.


A demora na aprovação final do projeto, e liberação da verba, exigiu que Lucas bancasse pessoalmente parte dos custos e atrasou a pré-produção, o que complicou as filmagens. Estava claro desde o princípio que o filme exigiria efeitos especiais e Lucas começou a montar a equipe cedo. Mesmo assim, os resultados demoraram para aparecer. A ideia inicial era preparar vários efeitos antes das filmagens e usar a técnica de "front projection" onde os efeitos são projetados sobre uma tela e filmados junto com os atores. Como os efeitos não ficaram prontos, tiveram que ser colocados depois em algo semelhante ao "fundo azul" muito usado e abusado atualmente (mas sem computadores!).

A primeira montagem (incompleta) do filme foi muito criticada pelos seus amigos cineastas, o que levou Lucas a mudar a ordem de várias cenas (e eliminar algumas), regravando os diálogos para fornecer as informações necessárias. Muitos consideram que estes ajustes foram decisivos para o resultado final (este vídeo mostra as mudanças, mas as atribui a Marcia Lucas, o que não bate com o afirmado no livro).

Ao final de todo processo George Lucas estava exausto e esperava apenas que o filme não fosse um fracasso total. Saiu em férias e pensava seriamente em se aposentar.

Fisicamente o livro é impressionante. A versão "capa dura" mede 30 x 27cm  e tem 4 cm de espessura, pesando 2,7 Kg. A qualidade das fotos é excelente.

Veredito: Recomendado. Você vai descobrir como o roteiro e o filme foram feitos e entender um pouco mais sobre cinema.

Atualmente a Amazon americana está com um preço exorbitante para a versão capa dura. Existe uma versão digital ("Enhanced Edition") por um preço bem razoável mas requer um iPad para acessar o áudio e vídeo adicionais. Na dúvida, vá da versão brochura, que está por um quarto da versão capa dura.

Nenhum comentário: