terça-feira, março 10, 2020

Módulo Receptor de Audio Bluetooth

Não há dúvida que a grande aplicação de consumo do Bluetooth  é o envio de áudio. Com a adoção em massa do streaming de música e preços mais acessíveis dos equipamentos, fones e caixas de som Bluetooth se tornaram comuns.

Procurando uma forma econômica de adaptar aparelhos antigos para receber música via Bluetooth, achei várias plaquinhas. A escolha desta em particular foi meio ao acaso, se você se interessar recomendo examinar as outras opções.



A plaquinha é bastante pequena, medindo 3x3 cm. Eu comprei a versão 1.0, a versão 2.0 acrescenta carga de bateria de lítio, suporte a Bluetooth 5.0 e três botões.

A alimentação pode ser feita soldando dois fios (interessante se você for montar junto com outras coisas) ou por um conector micro USB. A saída é por conector de 3.5mm (permite ligar direto um fone de ouvido) ou soldando fios.

A operação desta versão 1.0 é o mais simples possível: após ligar ela está disponível para pareamento com o nome fixo "XIDADIANZI". A conexão e desconexão são sinalizados por sons discretos (parece que algumas placas anunciam a conexão e desconexão em chinês!).

Algumas ideias de uso:
  • Transformar um fone de ouvido com fio em sem fio: neste caso a versão 2.0 talvez seja mais interessante pelo suporte a bateria de lítio e pelos botões para controlar a música.
  • Fazer streaming do celular para um aparelho de som ou "home theater" (já fiz isto deixando a plaquinha pendurada)
  • Transformar caixinhas de PC em caixinhas Bluetooth.
  • Montar a sua própria caixa de som, por exemplo usando este receptor com um módulo amplificador classe D (pretendo tentar isso).
 Nos meus poucos testes pareceu funcionar muito bem. Recomendo.

2 comentários:

joao disse...

Acabei de comprar esse módulo receptor e queria sabe se eu ligar uma bateria diretamente na placa(soldando) e essa bateria descarregar, posso carrega-la utilizando a entrada micro USB ou essa entrada serve unicamente pra alimentação da placa???

Daniel Quadros disse...

João, se for a versão 1 (como a da foto) a entrada USB é só para alimentar a placa.