quinta-feira, novembro 23, 2023

Mini Avaliação: M5 Stamp S3

O ESP32-S3 é uma das opções mais poderosas do ESP32 atualmente disponíveis. Já comentei por aqui duas placas com ele: a BPI-PicoW-S3 da Banana Pi e a XIAO ESP32-S3 da Seeeduino. Vamos ver agora a M5 Stamp S3 da M5 Stack.


O que me atraiu nesta placa? Ser compacta e com antena integrada. O tamanho é ligeiramente maior que a XIAO e significativamente menor que a PicoW-S3. Como na PicoW-S3, a antena está na placa, ao contrário da XIAO que requer uma antena externa.

A M5 Stamp S3 usa o ESP32-S3FN8, que inclui internamente 8M de Flash (porém não tem PSRAM, ficando limitada a "apenas" 512K de SRAM). Recordando, o modelo S3 tem 2 núcleos Xtensa LX7 (a 240MHz), WiFi, Bluetooth 5 e USB nativa (host e device), além de uma generosa quantidade de GPIOs e periféricos.

Do ponto de vista mecânico, o M5 Stamp S3 tem algumas características peculiares:

  • A parte superior da placa é protegida por uma tampa plástica, presa por um parafuso. Junto com a placa veio a chave adequada para o parafuso,
  • Nas laterais é possível colocar um conector de barras normal (espaçamento de 0,1", como na protoboard) ou um conector de barras com espaçamento de 0,05". Usando o conector normal (que vem com a placa) temos acesso a 11 GPIOs. Com o conector menor (que não vem), temos 23 GPIOs.
  • Na parte inferior tem umas ilhas que podem ser usadas para conectar um display.
  • Vem também com a placa um conector de 4 pinos para I2C.
A placa possui um conector USB-C (ligado à USB nativa),  um botão BOOT e um LED RGB (que fica meio escondido quando coloca a tampa plástica). Fica faltando um botão de RESET.

A tabela abaixo é um comparativo resumido entre as três placas com o ESP32-S3 que eu tenho (os preços são na AliExpress e aproximados):


Veredito: Uma placa compacta e com antena integrada, mas com acesso a uma boa quantidade de GPIOs se você puder usar espaçamento menor nos pinos.

Nenhum comentário: