quinta-feira, março 02, 2023

Mini Avaliação: Banana Pi BPI-PicoW-S3, uma placa no formato da Raspberry Pi Pico com microcontrolador ESP32-S3

A Banana Pi, conhecida por oferecer alternativas às SBCs (Single Board Computers) da Raspberry Pi, lançou uma placa placa com o mesmo formato e pinagem que a Raspberry Pi Pico, porém usando um microcontrolador da linha ESP32. Bora ver como é?

A BPI-PicoW-S3


Fisicamente a placa tem as mesmas dimensões, o mesmo número de pinos (também "castellated" e com praticamente os mesmos sinais) e usa o mesmo conector USB Micro.

A diferença é o uso do ESP32-S3 no lugar do RP2040. A linha S3 foi lançada em 2020 (4 anos após o ESP32 original) e tem algumas vantagens importantes em relação ao modelo original:

  • Os dois cores são Xtensa LX7 ao invés de LX6, incluindo instruções vetoriais. O clock são os mesmos 240MHz
  • O Bluetooth agora está na versão 5
  • USB nativa, OTG (pode operar tanto como device e como host)
A Ram interna é ligeiramente menor (512K* contra 520K da versão anterior) e o chip utilizado inclui 2M de PSRAM (fisicamente dentro do chip mas logicamente fora do microcontrolador). Dois recursos do ESP32 original que estão ausentes na ESP32-S3 são o DAC e a interface ethernet.

A BPI-PicoW possui uma Flash de 8M e traz um botão de Reset e um LED RGB (do tipo "endereçável"). No lugar de um botão BOOT0 (para colocar o ESP32 no modo de carga de firmware), temos duas ilhas que podem ser conectadas usando uma pinça ou outra ferramenta.

No lado do software, temos suporte às opções tradicionais: o ESP-IDF da ExpressIf, a IDE Arduino, MicroPython e CircuitPython.

No geral é uma placa poderosa, muito bem acabada, com uma boa documentação (https://wiki.banana-pi.org/BPI-PicoW-S3) e suportada pelas ferramentas tradicionais. O preço (na China) é da ordem de US$10 (a PicoW está na faixa de US$6).

A opção pelo formato da Pico não me parece extremamente vantajoso. Isto dá compatibilidade mecânica e elétrica com acessórios feitos para a Pico, mas existe a questão do software. Particularmente a ausência na ESP32-S3 de um recurso equivalente à PIO. Placas de expansão para geração de vídeo, por exemplo, devem ser problemáticas. Já displays com interface paralela ou SPI devem funcionar.

Quem quiser ver um teste rápido, coloquei um vídeo no meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ywvyuLLOEAw


* Na página da Banana Pi aparece 320K, mas a documentação da ExpressIf fala em 512K.

Nenhum comentário: