domingo, junho 12, 2022

Resenha: Darth Plagueis

Em um momento chave do filme "A Vingança dos Sith", o senador Palpatine pergunta a Anakin Skywalker: "Você conhece a tragédia de Darth Plagueis, o Sábio?". Esta "cantada" para o lado negro gerou uma série de memes. E também um livro, que comento aqui.


"Darth Plagueis" é um prequel dos prequels: começa décadas antes do Episódio I e termina no mesmo ponto que ele. Originalmente o livro era parte do "Universo Expandido" mas, desde a aquisição da Lucasfilms pela Disney, foi reduzido a "Lenda".

A história se inicia quando Plagueis mata o seu mestre (Darth Tenebrous). Plagueis perde um pouco o papel principal do livro a partir da introdução de seu discípulo, Palpatine. Mais que uma biografia de Plagueis, este livro acaba contando a origem e motivação de Darth Sidious.

As partes mais interessantes são as que envolvem personagens e fatos que conhecemos dos filmes, principalmente nos últimos capítulos. O ritmo do livro é meio irregular, achei algumas partes meio cansativas.

Uma coisa que acabou irritando no ebook é uma grande quantidade de amostras de outros livros acrescentadas após o final. Quando o livro propriamente dito terminou, o marcador ainda indicava 70%.

Veredito: para os fãs de Star Wars

Nenhum comentário: