domingo, junho 05, 2022

Critica: Travellers (série na Netflix)

Travellers é uma série de ficção científica, encerrada após três temporadas, disponível na Netflix.


A premissa da série é que as coisas dão muito errado no futuro e os sobreviventes decidem, sob a liderança do Diretor, enviar a consciência de algumas pessoas para o passado (século 21) para alterar eventos chaves e, esperam, evitar que este futuro ocorra.

Por motivos éticos as consciências são enviadas para pessoas (hospedeiros) segundos antes de quando iriam morrer. A consciência original do hospedeiro se vai e a consciência vinda do futuro passa a controlar o corpo. Para "evitar paradoxos" (leia-se não complicar ainda mais a vida dos roteiristas) só é possível enviar uma consciência num instante posterior ao envio anterior. Os travellers seguem (quase sempre) uma série de regras - os "protocolos" - e são organizados em equipes compostas por um líder, um tático, um engenheiro, um médico e um historiador (uma pessoa treinada para memorizar eventos, particularmente as mortes que poderão ser usadas para o envio de outros travellers).

A série se centra em uma equipe em especial. Além das missões e das dificuldades em manter a aparência que são as pessoas que foram substituídas, as informações usadas no futuro para selecionar os candidatos não é muito confiável e alguns deles se vem em situações bem complexas. Os atores escolhidos são muito bons e criam uma forte ligação com o espectador. O roteiro também é muito bom e você vai sempre querer ver "só mais um episódio".

Um receio meu ao decidir se via essa série era ela ter sido cancelada após o final da terceira temporada. Felizmente ela tem um bom (e emotivo) encerramento (mas que deixava as portas abertas para uma quarta temporada). Se por um lado é um pouco curta (34 episódios), por outro ela é bastante focada, não caindo em um esquema repetitivo. Alguns personagens secundários e tramas são meio que abandonados pelo caminho, mas nada grande fica sem solução.

Veredito: recomendada


Um comentário:

Xracer disse...

Uau, otima dica Daniel ! Amo F.C. e vou procurar assistir essa serie !