domingo, setembro 13, 2020

Crítica: A Series Of Unfortunate Events (Netflix)

Quem acompanha este blog desde 2006 sabe que sou fã dos livros "A Series of Unfortunate Events". E vai se espantar de eu só ter visto agora a série da Netflix. Devo admitir que estava com certa apreensão, pois o filme não foi totalmente satisfatório para mim.

A primeira coisa a destacar na série da Netflix é a qualidade do elenco, com destaque para Neil Patrick Harris no papel do Count Olaf. Num primeiro momento, o papel de Olaf parece perfeito para Jim Carrey (que o interpretou no filme). Mas (como acontece em muitos filmes) Carrey é por demais exagerado e em certas horas o personagem "Jim Carrey" passa por cima de Olag. Harris me pareceu traduzir melhor o personagem do livro.

O segundo ponto é o aproveitamento do maior tempo disponível na serie de TV. Enquanto o filme espreme os três primeiros livros em menos de duas horas, a série aloca dois episódios para cada livro (exceto o final). E este tempo extra é bem aproveitado, não apenas incorporando mais parte do material original, mas definindo melhor os personagens.

Por último tem a questão da adaptação. Já sabemos que livros nunca são transpostos fielmente para filme ou série (vai um Game of Thrones aí?). As mudanças e adições no filme me incomodaram (em maior ou menor grau). Já a série tomou a arriscada decisão de explicar um pouco mais coisas que são apenas sugeridas de forma oculta nos livros e dar um "fechamento" melhor à história - e o resultado funcionou.

A presença física de Lemony Snicket (o narrador e personagem, interpretado por Patrick Warburton) dá mais vida à narração e ajuda a criar o clima correto.

Daniel Handler, o autor dos livros, participou do desenvolvimento tanto no filme como da série. No filme ele escreveu as primeiras versões do roteiro, mas elas foram rejeitadas (ele manifestou o seu agrado com o roteiro final escrito por Robert Gordon). Na série escreveu o roteiro de vários episódios e foi um dos "produtores executivos". Ficou para mim a impressão que Handler aproveitou bem as reações ao filme na hora de desenvolver a série.

Veredito: Recomendado.


Nenhum comentário: