O Que Você Precisa
Além do Raspberry Pi Zero W, você vai precisasr:
- Um cartão micro SD para o sistema operacional.
- Um adaptador de mini HDMI para HDMI, para conectar na TV ou monitor.
- Um adaptador micro USB OTG para ligar teclado e mouse. Minha preferência é por teclado e mouse sem fio, pois
- Requer só uma conexão USB
- Permite deixar o Zero do lado da TV e ficar com o teclado e mouse no sofá
- Se quiser usar um teclado e mouse com fio, acrescente na lista um hub USB.
- Uma fonte 5V com saída USB e um cabo USB / micro USB. Um carregador de celular com pelo menos 1A de corrente serve bem para isto; Obs: o Raspberry Pi Zero consome menos energia que os outros modelos.
Eu usei a opção oficial: o Raspbian. Mais exatamente a versão Jessie com desktop Pixel (neste momento acaba de ser lançada uma nova versão). O download e as instruções de instalação estão no site https://www.raspberrypi.org. Existem (atualmente) duas opções: o NOOBS e a imagem do Raspbian. Com o NOOBS é mais fácil gravar a imagem (basta copiar os arquivos para o microSD), mas no primeiro boot tem um processo demorado. Eu usei a imagem, o que requer um programa específico para a gravação.
Gravado o cartão e conectado tudo, depois de alguns instantes você estará no desktop. Configure o WiFi, o layout do teclado, etc.
O Que Dá Para Fazer
Muita coisa.
A primeira coisa é navegar pela internet. A imagem vem atualmente com o Chromium, que eu achei usável mas extremamente lento. O coitado do processador vai a 100% cada vez que uma página é aberta.
A segunda são os aplicativos "office": planilha, editor de textos, etc. O LibreOffice vem instalado e funciona muito bem.
Um dos principais objetivos do Raspberry Pi é incentivar as pessoas a programar e o Raspbian dá bastante suporte a isto. O menu Programming do Pixel vem recheado de opções: Scratch (programação visual para crianças), Python, Java, Mathematica e a IDE Geany que suporta C/C++ e outras linguagens. É claro que eu acrescentei um BASIC.
E Jogos?
Esta é a parte mais pobre do Raspbian. O menu Games possui o Minecraft Pi e Python Games uma coleção de jogos bem simples. De um modo geral a disponibilidade de jogos nativos para o Raspberry Pi é baixa (futuramente vou falar de emulação de computadores e jogos antigos). A combinação Linux e ARM não atrai muito as empresas de jogos.
Para dar um gostinho, você pode ter uma experiência raiz baixando os fontes e compilando o jogo Open Tyrian, conforme descrito aqui. Você vai gastar uma hora fazendo, mas o resultado é muito bom.
Se para você bastar um bom jogo em modo texto, veja as minhas receitas para rodar o Adventure original e o clássico Oregon Trail.
Vídeos
A mini avaliação em formato de vídeo
O uso como Computador Pessoal
2 comentários:
Olá amigo, muito bom seus videos, vc desenvolve projetos com o PI? quanto custaria?
Conseguiu achar um navegador mais leve para ele?
Postar um comentário