domingo, agosto 20, 2017

Crítica: Superboy and the Legion of Super-Heroes Vol. 1

Já comentei por aqui que, por motivos que desconheço, sou fã da Legião dos Super Heróis (LSH). Um ponto de destaque na minha estante é a coleção quase completa da "Legion of Super Heroes Archives". As séries Archives tiveram seu auge na virada do século: eram edições luxuosas e caras que republicam histórias em ordem cronológica. Posteriormente a DC lançou algumas edições Chronicles com preço mais acessível e atualmente está lançando os Omnibus que são volumes imensos.

Um dos últimos lançamentos dos archives foi o volume 13 da LSH. Após isto, tivemos um primeiro Omnibus, que não me interessa pois é material que já tenho. Tudo isto para explicar o meu grande interesse com o lançamento deste "volume 1" de "Superboy and the Legion of Super-Heroes" que é anunciado como a sequência direta ao volume 13 dos Archives.



O preço de capa deste livro é o mesmo dos archives de 20 anos atrás; entre inflação e desconto sobre o preço da capa, o resultado é um pouco mais barato que o anterior. Parte disto se deve ao uso de um papel menos luxuoso, mas ainda muito bom. O que eu senti falta (e outros também) é de uma introdução falando do contexto em que as histórias foram escritas. No lugar disso, apenas reproduções de umas notas datilografadas dos roteiristas.

O livro reúne as histórias publicadas originalmente em 1978 nos números 234 a 240 de "Superboy and the Legion of Superheroes" e em duas edições especiais. Nesta época, eu comprava (quando achava) as revistas americanas em bancas de jornais. Assim, algumas histórias são inéditas para mim, notadamente o casamento de Saturn Girl e Lightning Lad, que saiu em uma edição especial.  É um período meio confusa para a Legião. Os uniformes mesclavam a estética dos anos 70 (brrr) com trajes sumários para as moças. Os artistas mudavam a cada número, causando uma grande variação de aparência e qualidade. Há também mudanças nos roteiristas, com destaque para as primeiras histórias de Paul Levitz, que mais adiante seria responsável por alguns dos melhores arcos. O número 238 não figura neste livro, por um motivo simples: ele republica histórias anteriores que já estão no volume 7 dos Archives.

Há muita oscilação na qualidade das histórias, com coisas absurdas como o "Composite Legionare". Começa a existir uma preocupação em diferenciar as personalidades dos heróis, mas predomina uma rebeldia exagerada. Apesar das falhas, as bases para alguns arcos futuros são estabelecidas nestas histórias.

Veredito

Imperdível para os fãs da Legião. Para os demais talvez não seja um bom ponto de partida.

Nenhum comentário: