quarta-feira, agosto 10, 2016

Kits de Eletrônica - VU meter

Ao procurar um kit de amplificador leia aqui), achei no Mercado Livre vários kits de eletrônica interessantes. Neste post e nos dois próximos vou falar sobre três kits que comprei deste vendedor. Os três kits são bastante simples, portanto vou examiná-los quanto à adequação para quem está aprendendo a soldar.

Neste primeiro post, vamos ver um kit de montagem de um VU Meter (medidor de sinal para aplicações de áudio). O anúncio no Mercado Livre está aqui.



O kit vem em um saquinho; a documentação é enviada por email.



Além da placa e dos componentes, são fornecidos os conectores com fios para ligação da alimentação e do sinal a ser medido. O CI é soquetado, o que é outro ponto positivo.



A documentação é bem completa, incluindo o esquema. O circuito é bastante simples, usando o  LM3915 que já vimos por aqui. Além do que vem no kit, você vai precisar da alimentação (9 a 12VDC). Opcionalmente você pode colocar um jumper para selecionar entre o modo barra e ponto.

A montagem foi bastante tranquila. Um detalhe, que pode atrapalhar ligeiramente os novatos, é que dois resistores vieram em modelo diferente do indicado na documentação (um veio como 1% ao ínvés de 5% e o outro o inverso). Um outro detalhe é que tem um resistor que vai dentro do soquete do CI. Isto está bem claro na documentação, mas eu só percebi depois de soldar o soquete; não foi difícil colocar o resitor depois.


Não fui muito caprichoso na instalação dos LEDs na minha montagem. Se você pretende colocar o medidor dentro de uma caixa, planeje bem antes de soldar, dobre com precisão os terminais e procure alguma maneira de mantê-los alinhados durante a soldagem.

Veredito

Um kit útil e de fácil montagem. Indicado não somente para quem quer treinar um pouco de solda como quem colocar um VU Meter em um projeto com pouco esforço.

Nenhum comentário: