terça-feira, fevereiro 09, 2016

Avaliação: Kit Amplificador AS1515 Alfabits

O amplificador que meu pai usa com o micro pifou. Era o kit POWER200 da revista Nova Eletrônica, que eu montei em 1980, os componentes principais são bastante difíceis de encontrar hoje em dia. Investigando o que usar no lugar, acabei achando um kit no Mercado Livre que me interessou.

O conteúdo do Kit


O amplificador é feito usando o CI TDA2005. Como diversos outros integrados da linha TDA, trata-se de um CI com um amplificador completo, que requer um mínimo de componentes externos. Mais especificamente, o TDA2005 é um amplificador de dois canais, capaz de chegar a 15W por canal quando alimentado a 18V com uma carga de 2 ohms. Mais realisticamente, podemos pensar em uns 7W a 15V com alto falantes de 4 ohms. Acreditem, isto é bastante barulho.

O TDA2005
O circuito inclui controles de volume e tonalidade e uma ponte retificadora para a alimentação. As conexões são feitas com bornes de parafuso e um conector P2.

O vendedor oferece o circuito tanto em forma de kit como montado. É claro que eu optei pelo kit (o meu filho perguntou porque, o que é irônico considerando que ele fez questão de montar o micro dele e vem dando manutenção no carro dele ao invés de levar em oficina). A compra e a entrega foram tranquilas.

O kit é composto da placa de circuito impresso (fibra de vidro, face simples, ótima aparência), os componentes e uma meia folha com "instruções". Estas instruções são as duas últimas páginas do manual que é enviado por email, reduzidas para caber na meia folha. Elas contem uma imagem da placa e a lista de componentes (importante para decodificar as indicações Rx, Cx, etc na placa nos valores corretos dos componentes).

As instruções que vem no kit
 A montagem foi simples, mas faltam instruções mastigadas para quem não tem familiaridade com eletrônica. Em particular, seria legal terem destacado que C10 a C12 não são montados. A numeração não se baseia na posição na placa, o que confunde um pouco no início. O vídeo abaixo mostra a montagem:


O que não vem no kit? A caixa, alto falantes, o dissipador para o TDA2005, uma chave liga/desliga e o transformador. O dissipador foi o mais chato; apesar de eu ter um sobrando com tamanho apropriado, a mica e o parafuso deram um pouco de trabalho para providenciar (no final o dissipador acabou não ficando isolado, mas isto não é crítico). Eu comprei o transformador recomendando (12V @ 3A), mas os diodos na placa são de 2A portanto me pareceu superdimensionado.

Fiz a montagem em uma caixa de madeira comprada em loja de artesanato. A caixa não foi comprada especificamente para isto, estava guardada para algum projeto futuro. Eu a escolhi pelo fato de ter recortes para a refrigeração e o tamanho ter dado certo. Na parte traseira (que não fotografei), tem um porta fusível e uma barra de parafusos para ligar os alto-falantes.



4 comentários:

Euclides Rezende disse...

Olá DQ.
É o Euclides do Sabugosa de São José dos Campos.
O que pretende fazer com o Power200?
Se não for usar poderia me doar?

Grato pela atenção.

Euclides.

Daniel Quadros disse...

Euclides, eu ainda vou tentar ressuscitá-lo.

Euclides disse...

Boa noite.
Eu imaginei, você adora uma "aventura".
Dá para por esse processo aqui?
Gostaria de conhecer as fases.

Euclides.

francisco bacelar disse...

Boa noite!!! tem como enviar por e-mail esse manual de instruçoes?ficaria muitíssimo grato.Abraço