terça-feira, fevereiro 09, 2016

Avaliação: Kit Amplificador AS1515 Alfabits

O amplificador que meu pai usa com o micro pifou. Era o kit POWER200 da revista Nova Eletrônica, que eu montei em 1980, os componentes principais são bastante difíceis de encontrar hoje em dia. Investigando o que usar no lugar, acabei achando um kit no Mercado Livre que me interessou.

O conteúdo do Kit


O amplificador é feito usando o CI TDA2005. Como diversos outros integrados da linha TDA, trata-se de um CI com um amplificador completo, que requer um mínimo de componentes externos. Mais especificamente, o TDA2005 é um amplificador de dois canais, capaz de chegar a 15W por canal quando alimentado a 18V com uma carga de 2 ohms. Mais realisticamente, podemos pensar em uns 7W a 15V com alto falantes de 4 ohms. Acreditem, isto é bastante barulho.

O TDA2005
O circuito inclui controles de volume e tonalidade e uma ponte retificadora para a alimentação. As conexões são feitas com bornes de parafuso e um conector P2.

O vendedor oferece o circuito tanto em forma de kit como montado. É claro que eu optei pelo kit (o meu filho perguntou porque, o que é irônico considerando que ele fez questão de montar o micro dele e vem dando manutenção no carro dele ao invés de levar em oficina). A compra e a entrega foram tranquilas.

O kit é composto da placa de circuito impresso (fibra de vidro, face simples, ótima aparência), os componentes e uma meia folha com "instruções". Estas instruções são as duas últimas páginas do manual que é enviado por email, reduzidas para caber na meia folha. Elas contem uma imagem da placa e a lista de componentes (importante para decodificar as indicações Rx, Cx, etc na placa nos valores corretos dos componentes).

As instruções que vem no kit
 A montagem foi simples, mas faltam instruções mastigadas para quem não tem familiaridade com eletrônica. Em particular, seria legal terem destacado que C10 a C12 não são montados. A numeração não se baseia na posição na placa, o que confunde um pouco no início. O vídeo abaixo mostra a montagem:


O que não vem no kit? A caixa, alto falantes, o dissipador para o TDA2005, uma chave liga/desliga e o transformador. O dissipador foi o mais chato; apesar de eu ter um sobrando com tamanho apropriado, a mica e o parafuso deram um pouco de trabalho para providenciar (no final o dissipador acabou não ficando isolado, mas isto não é crítico). Eu comprei o transformador recomendando (12V @ 3A), mas os diodos na placa são de 2A portanto me pareceu superdimensionado.

Fiz a montagem em uma caixa de madeira comprada em loja de artesanato. A caixa não foi comprada especificamente para isto, estava guardada para algum projeto futuro. Eu a escolhi pelo fato de ter recortes para a refrigeração e o tamanho ter dado certo. Na parte traseira (que não fotografei), tem um porta fusível e uma barra de parafusos para ligar os alto-falantes.



4 comentários:

Euclides Rezende disse...

Olá DQ.
É o Euclides do Sabugosa de São José dos Campos.
O que pretende fazer com o Power200?
Se não for usar poderia me doar?

Grato pela atenção.

Euclides.

Daniel Quadros disse...

Euclides, eu ainda vou tentar ressuscitá-lo.

Euclides disse...

Boa noite.
Eu imaginei, você adora uma "aventura".
Dá para por esse processo aqui?
Gostaria de conhecer as fases.

Euclides.

Unknown disse...

Boa noite!!! tem como enviar por e-mail esse manual de instruçoes?ficaria muitíssimo grato.Abraço