terça-feira, março 15, 2016

Mais Experiências com o Coursera

O Coursera atraiu bastante atenção desde que foi lançado quatro anos atrás, com cursos gratuitos preparados por universidades famosas. Já comentei (aqui e aqui) sobre os dois primeiros cursos que concluí. Falo agora sobre outros cursos em que eu me inscrevi e o impulso que tem sido dado à "monetarização" dos cursos.


Como indicado acima, o primeiro curso que eu concluí foi o "Cryptography I" da Stanford. Infelizmente, até agora a continuação tem sido "vapor". É anunciada com frequência e adiada quando chega perto da data. Da última vez, o Coursera chegou a mandar as pesquisas pré e pós curso, mas nada do curso.


O primeiro curso que eu tentei e desisti foi o de Compiladores da Stanford. O curso me pareceu muito bom, mas me faltou tempo para acompanhar. Estou aguardando desde então uma nova edição, mas não tem previsão.

No ano passado eu tentei fazer os cursos "Discrete Optimization" da Melbourne University e a segunda parte do "Algorithms: Design and Analysis" da Stanford. O primeiro eu fiz devido ao divertido trailer no YouTube. É um ótimo curso, mas bem difícil (inclusive porque não segue o formato moleza dos exercícios exigirem apenas a teoria que acabou de ser apresentada). A muitas penas eu consegui avançar um pouco, mas acabei desistindo por falta de tempo. De quebra, acabou não sobrando tempo para sequer começar o segundo (que foi na mesma época). Estou aguardando uma nova edição deles (por enquanto também sem previsão).

Procurando algo mais leve, escolhi "Programming for Everybody (Python)" da Universidade de Michigan. É um curso bastante básico (voltado para quem nunca programou), mas o professor é extremamente didático e o curso tem um vídeos adicionais sobre a história da computação moderna que merecem ser vistos.

O curso seguinte, "Responsive Website Basics: Code with HTML, CSS, and JavaScript" da University of London, introduziu para mim um conceito mais recente da Coursera: as "especializações". Basicamente são sequências de cursos curtos que dão direito a certificados, se você pagar. Você pode (pelo menos até agora) assistir os cursos gratuitamente, mas tem uma barra irritante no alto da tela perguntando se você não quer fazer o upgrade. O curso em si foi razoável, cobrindo material básico de uma forma ligeiramente limitada e dirigida. Como não faço questão de certificado, fiz sem pagar.

O curso de Python da Universidade de Michigan está agora neste formato de especialização. Fica um pouco estranho, pois o professor segue mesmo a linha de programação para todos, disponibilizando o material e o livro texto através da licença Creative Commons. Um destes cursos foi o meu seguinte, "Using Python to Access Web Data". Novamente um curso básico muito bom.

Os dois cursos seguintes foram a continuação da "Responsive Website Development and Design Specialization". "Responsive Web Design" foi mais ou menos como o primeiro, mas "Introduction to Meteor.js Development" me fez desistir da especialização. Primeiro que foi um curso totalmente focado em uma plataforma comercial específica (Meteor.js). Segundo que é muito superficial, o que ficou claro no exercício final. Mesmo sendo uma aplicação simples, foi o suficiente para ver que faltava aprender muita coisa essencial e que os exemplos do curso tinham erros e omissões. Aparentemente a minha opinião é a da minoria, já que o curso tem muitas avaliações boas.

No começo deste ano me inscrevi no curso "Java for Android", da  Vanderbil University, que ia começar em fevereiro. Não começou e agora indica apenas "March 2016". Não estou prendendo a respiração enquanto espero.

Atualmente estou fazendo o primeiro curso de uma outra especialização, "Java Programming: Object-Oriented Design of Data Structures" da UCSD, mas provavelmente vou abandonar. O material é interessante (mas básico); montar o ambiente para os exercícios foi frustrante. Mas o motivo de eu estar pensando em desistir é outro: neste curso os alunos "grátis" não tem direito a fazer as provinhas (dá para ver e responder as perguntas, mas na hora de enviar lembra que precisa fazer o upgrade). Muito chato.

Resumindo, o Coursera é algo muito bacana, mas tem alguns pontos ruins (cursos anunciados que não acontecem, cursos que não são repetidos com frequência, cursos não tão bons) e parece estar enfatizando cada vez mais os cursos pagos.

Nenhum comentário: