terça-feira, março 08, 2016

Lanterna com Anel de LEDs RGB - Montagem

Uma parte importante deste projeto é uma montagem caprichada. Não ficou tão bonita quanto a do artigo da Make, mas fiquei satisfeito.

Adesivos ajudam no ar psicodélico.

O ponto de partida foi uma lanterna antiga. A que consegui é maior do que eu tinha pensado, mas isto tornou a montagem bem tranquila. Originalmente a lanterna tinha uma bateria de chumbo ácido e uma placa para carga por uma fonte DC externa. Bateria e placa foram retiradas, além da carcaça eu aproveitei o refletor e o gatilho liga-desliga (com trava).



Um ponto que me preocupava era a alimentação. Eu queria ter uma bateria com boa autonomia e, se possível, recarregável. A solução veio com um brinde de fim de ano: um desses "carregador USB portátil" / "power bank" (estou gostando muito disto como fonte portátil de 5V). Abrindo a caixa, temos uma bateria de lítio (de 3.6V e um monte de mAh) e uma plaquinha que permite tanto carregar a bateria com uma porta USB como extrair dela 5V.


Deu um certo medo ter que dessoldar e soldar uma bateria carregada, mas tudo correu bem. Deu até para posicionar a placa no punho da lanterna, aproveitando o local antigo de conexão da fonte externa (nesta foto dá para ver também os potenciômetros na parte traseira e uso discreto de cola quente para fixação):



O meu circuito foi mais uma vez montado em uma placa padrão e mais uma vez usei conectores para facilitar a montagem e desmontagem.


 O anel foi preso ao refletor com fita dupla face, a foto abaixo mostra um teste da placa:



Uma visão geral da montagem final:



No próximo post vamos ver a parte final - o software.

Nenhum comentário: