terça-feira, julho 21, 2015

Timer para Apresentações - Projeto

Um formato muito usado para timers de apresentações, principalmente os lightning talks, são as simulações de bomba (pelo menos na concepção dos filmes e séries de TV). Neste post e nos dois seguintes vou descrever o timer que estou montando.

Ainda não está pronto, mas começa a tomar forma.

A ideia básica foi montar algo com formato cilíndrico, com um display de minutos e segundos, dois botões, um buzzer e vários LEDs. Os botões serão usados para programar a contagem e iniciar e parar o timer. Quando o tempo se esgotar o buzzer será acionado. Os LEDs serão usados para indicar a contagem e a "explosão". Cada extremidade tem um grupo de LEDs; dois LEDs no corpo do cilindro são usados para a "explosão".

Usei um display de quatro dígitos que eu comprei na Deal Extreme (que já vimos por aqui). Para controlar tudo usei um ATtiny44. Usei o clock interno do ATtiny, pois não estou preocupado com a precisão do relógio. O display se comunica por I2C e os botões e LEDs no corpo (com resistores de limitação de corrente) podem ser ligados diretamente ao ATtiny. Para acionar o buzzer e os grupos de LEDs em paralelo nas extremidades usei transistores 2N2222. O circuito ficou assim:

Se alguém quiser reproduzir o projeto, uma opção ao módulo de display é usar um display 7 segmentos de 4 dígitos avulso, como eu fiz neste outro projeto.

Nos próximos posts vou mostrar como foi  / está sendo a montagem.

Nenhum comentário: