domingo, julho 12, 2015

Crítica: Make - Sensors

Ano passado (2014) eu pensei em escrever um livro sobre a conexão de sensores ao Arduino. Comecei comprando vários sensores (que agora estão aparecendo aqui no blog).  Foi aí que eu descobri este livro da O'Reilly com uma proposta semelhante, mas abordando tanto o Arduino como o Raspberry Pi e abandonei a ideia. Eu finalmente acabei de ler o livro e registro aqui os meus comentários.



Com 400 páginas, Make:Sensors é um livro ambicioso. Começa com explicações básicas sobre como preparar o ambiente para usar o Raspberry e o Arduino e depois aborda sensores de distância, fumaça e gás, toque, movimento, luz, aceleração, identidade (teclado, leitor de digitais e RFID), eletricidade e magnetismo, som e clima, com um capítulo para cada tipo. Em cada capítulo são abordados dois a quatro sensores (no que eles chamam de "experimentos", apresentando conexões e softwares para Arduino e Raspberry), culminando em um "projeto de teste".

A descrição dos sensores me pareceu bastante sucinta na maioria dos casos. Os diagramas de montagem são extremamente claros e os softwares listados são bem explicados. Em alguns casos (notadamente quando é necessário ler um sinal analógico no Raspberry Pi) é usada uma bliblioteca externa; nestes casos elas são tratadas como "caixas pretas" sem a apresentação de maiores detalhes.

A escolha dos sensores examinados é questionável. Alguns deles são facilmente encontráveis, outros nem tanto e, na maioria dos casos, o livro não indica onde o sensor foi adquirido.

Os projetos são bastante simples, pelo menos no que diz respeito ao esquema e software. Os componentes necessários nem sempre são triviais. Nenhum deles me impressionou muito.

Veredito

Descartável.

Este é um livro bastante claro sobre assuntos interessantes, o que torna a leitura bastante agradável. Entretanto, eu acho que fica pouco ao final da leitura. O livro serve se você quiser fazer uma montagem simples usando exatamente o mesmo sensor. Se você quiser entender os conceitos por trás da montagem e do software ou se quiser fazer algo mais sofisticado, poderá ficar frustrado.

2 comentários:

Weider Duarte disse...

Olá Daniel,
Cara, parabens pelo seu blog, você parece ser fera.
Uma pequena ressalva sobre seu veredito ao livro, pela minha experiência a questão não é que o livro seja ruim, a questão é que você já esta em um grau de conhecimento e exigência alem do que ele tem a oferecer.
Vim lhe sugeri uma leitura, talvez sirva como complemento: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAc9QAB/tutorial-eletronica-aplicacoes-funcionamento-sensores
Para complementar mais uma sugestão: Você sabe que toda essa facilidade do arduino é só para iniciantes e nível básico, a proporção que você alça voos mais altos ai tem que ralar e estudar como pra qualquer outro microcontrolador, porem, tem uns carinhas que são especialistas em encontrar coisas que possar ser acopladas ao arduino desde sensores a outros trekos, são o pessoal da SPARKFUN, ( https://www.sparkfun.com/ ) mesmo que você não compre nada lá, ele serve como mina pra garimpar coisas inusitadas.

Bem, nesse momento tÔ me matando pra colocar NRF24L01 SMD pra funcionarem, acabei de colocar a versão PA LNA em SMD com antena ceramica, mas o bicho esquentou pacas, como usei os 3.3v do arduino não é esse o problema, porem as versões NRF24L01+ SMD apesar de serem identificados e listar suas propriedades pelo printDetails() simplesmente não falam nem entre si nem com os outros, verdadeiro misterio.

Adoraria bater uma papo via email, meu email é weideraju@gmail.com

Daniel Quadros disse...

Weider,

Eu não achei o livro ruim, apenas muito superficial. Senti falta de uma descrição mais profunda de cada sensor. Minha opinião é que um iniciante que ler o livro vai conseguir reproduzir o exemplo (se achar as peças) mas vai ter muita dificuldade para dar o passo seguinte.

Sim, eu conheço a Sparkfun (e também a Adafruit). Este pessoal tem investido muito no desenvolvimento de tutoriais e bibliotecas, tanto para o Arduino como outras plataformas. O material no site deles é bem superior ao deste livro.

Se você olhar as postagens mais recentes vai encontrar alguns posts sobre o nRF24L01, quem sabe o ajuda a resolver o seu mistério.