quinta-feira, julho 16, 2015

Módulo Acelerômetro ADXL345 ligado ao Arduino

Completando os testes com o ADXL345, vejamos a ligação ao Arduino.



Do ponto de vista de hardware, vamos repetir o que vimos com a bússola:

Lembrando, muita gente liga direto o módulo ao Arduino (sem os transistores); fica fora das especificações mas parece não ter efeitos colaterais. A única dificuldade na montagem é que a posição dos conectores não é adequada para ligar em uma protoboard. Eu contornei usando duas.

O software que eu usei foi o exemplo que eu achei na internet. Alguns comentários sobre ele:
  • A pasta DigitalAccelerometer_ADXL345 que está no Zip deve ser expandida no diretório libraries da pasta onde ficam os sketches. Eu preferi renomear para ADXL345.
  • Após colocar a pasta em libraries reinicie a IDE do Arduino.
  • O exemplo aparecerá em File | Examples | ADXL345 | ADXL345_demo_code
  • Para a saída ficar formatada corretamente, troque "Serial.println(az);" por "Serial.print(az);"
  • Ajuste o delay conforme o seu gosto. Eu prefiro ter tempo para ler as mensagens e coloquei delay(3000).
  • Eu coloquei o Arduino e o sensor em uma placa, para ficar fácil de inclinar e ver o efeito.
  • Experimente descomentar o trecho "Fun Stuff", que exercita a detecção de queda livre, tap, double tap, inatividade e atividade. Você pode comentar o trecho "Boring Stuff" para ficar só com as mensagens das interrupções.
  • Eu não consegui obter o "free fall" com quedas pequenas (10 a 20 cm).

Nenhum comentário: