quinta-feira, dezembro 11, 2014

Curso Algorithms: Design and Analysis, Part 1 da Coursera

Concluí o meu segundo curso on-line da Coursera, Algorithms: Design and Analysis, Part 1, produzido pela Stanford. Registro aqui as minhas impressões.

O curso se propõe a ensinar os princípios fundamentais do projeto de algorítimos. A duração é de seis semanas, com uma estimativa de 5 a 7 horas de estudo semanal. Por se tratar de um assunto que eu já conhecia parcialmente, eu supus que seria fácil acompanhar.

O formato é semelhante ao de outros cursos da Coursera: semanalmente é disponibilizado um conjunto de vídeos, uma provinha e um exercício de programação. São dadas duas semanas de prazo para a provinha e o exercício; após este prazo a pontuação é reduzida à metade. Existe uma prova final, também com prazo de duas semanas (portanto o curso pode se alongar até sete semanas).

A duração dos vídeos varia de 5 a 30 minutos e são em inglês, com a disponibilidade de legendas também em inglês. Apesar de não ser a primeira turma do curso, os vídeos contém alguns erros esporádicos; em alguns casos foi acrescentado um aviso no vídeo (ao invés de regravá-lo).  A didática do professor é boa, mas os vídeos são frequentemente "pesados" do ponto de vista de matemática. Alguns vídeos são marcados como opcionais e/ou avançados, os que eu vi certamente valeram o tempo e esforço adicional.

São permitidas 2 tentativas para as provinhas. Elas exigiram bastante raciocínio, é bom ter papel e caneta à mão para rabiscar.

Os exercícios de programação podem ser feitos em qualquer linguagem. É fornecido um arquivo de entrada e basta fornecer um resultado do processamento (você tem até 5 tentativas). Supondo que você tenha uma boa destreza em programação, os dois primeiros exercícios são fáceis (basta implementar o que foi mostrado nos vídeos). O terceiro exercício requer pensar um pouco sobre a estrutura de dados e os dois últimos requerem cuidados para serem resolvidos em tempos razoáveis. No fórum de discussão são fornecidos casos de testes e dicas e sugestões de outros alunos (a qualidade dos comentários varia bastante).

A prova final é mais extensa (20 questões) e você tem apenas uma oportunidade. Felizmente ela não é difícil, várias perguntas são variações do que já foi visto nas provinhas e outras são referências diretas ao que foi visto nos vídeos. Supondo que você tenha indo bem nas provinhas (ou pelo menos prestado atenção na correção), não precisará suar muito. O tempo para fazer a prova é de 3 horas, eu fiz em pouco mais de uma hora (indo com calma).

No geral, o curso acabou exigindo bem mais tempo que eu esperava. Um erro foi ver os vídeos após o almoço, não foram poucas as vezes em que dei uma cochilada. Eu estimaria umas 4 horas semanais para ver os vídeos com calma, pausando e repetindo os trechos mais complicados. Some pelo menos 1 hora para a provinha. E mais 3 a 6 horas para o exercício, dependendo da sua destreza e de quando você desejar experimentar além de simplesmente obter o resultado.

Veredito

Recomendado.

Link para o curso: https://www.coursera.org/course/algo


Nenhum comentário: