domingo, dezembro 14, 2014

Crítica: Raspberry Pi Hacks

Mais um livro da O'Reilly sobre o Raspberry Pi, mas com uma "pegada" diferente do "Programming the Raspberry Pi". Com o subtítulo "Tips & Tools for Making Things with the Inexpensive Linux Computer", este é um livro que se propõe a apresentar mais de 60 hacks práticos e criativos.



Mas o que é um hack? A definição que eu uso é uma forma inteligente de usar algo de uma forma diferente do seu objetivo original. A maioria dos hacks deste livro não se encaixam diretamente nesta definição. Dicas ou  receitas seriam palavras mais adequadas (mas com menos apelo comercial?).

São 65 "hacks" divididos (grosseiramente por assunto) em seis capítulos:
  • Configuration Hacks parte da gravação do cartão SD a overclock/overvolt e montagem de um botão de reset.
  • Hacking Linux for the Raspberry Pi fala na geração de uma versão customizada do Linux e distribuições alternativas,.
  • Raspberry Pi Around the House é sobre o uso do Raspberry como um servidor de arquivos, servidor de impressão, servidor web, PABX e três usos mais extravagantes (controle do LEGO Mindstorm, fantasia de Halloween e a busca por alienígenas).
  • Hacking the Outdoors aborda sensores, proteger o Raspberry de água, ouvir transponders de avião, fotografia em balões de alta altitude.
  • Multimedia Hacks gira em torno do uso do Pi como um media center, com desvios interessantes para uma cabine fotográfica e emulação de videogames antigos.
  • Extend Your Pi fecha com uma mistura de projetos de hardware (acrescente uma tela, acrescente um teclado numérico, conecte shields do Arduino) e de uso do Raspberry como controlador MIDI ou de uma impressora 3D
Os itens de listei acima são apenas uma amostra, se quiser mais detalhes veja na Amazon ou no O'Reilly o índice completo.

A leitura é bastante agradável e interessante, mesmo que você não pretenda implementar o hack descrito. Raspberry Pi Hacks, entretanto, não é um livro de receitas do tipo que você compra os "ingredientes", segue com atenção os passos e obtém o mesmo resultado que o autor:
  • Muita coisa descrita está em constante evolução. Novas versões do software (e até mesmo do Pi) já estão disponíveis apesar de ser um livro publicado neste ano.
  • Alguns "ingredientes"  são mais difíceis de obter, principalmente aqui no Brasil, e o livro não fala muito sobre alternativas.
  • O nível de detalhe dos hacks oscila bastante. Alguns descrevem comando a comando o que deve ser feito e outros ficam em um plano mais geral.
Eu diria que este é um livro principalmente para despertar ideias. Algumas dicas pontuais podem ser de uso imediato, mas na maioria dos casos você vai ter que pesquisar mais sobre o assunto, refinar o objetivo e fazer uma implementação sua.

Veredito

Recomendado para usuários de nível intermediário em diante. Novatos correm o risco de ficarem frustrados com a dificuldade em obter um resultado imediato e/ou seguir as instruções.


Nenhum comentário: