terça-feira, agosto 19, 2014

Mais Duas Opções Nacionais Para os Fãs do Arduino

Coincidentemente, temos duas novas opções de placas compatíveis com o Arduino: a EasyBlack do Laboratório de Garagem e a BlackBoard da RoboCore. Além do Black no nome, as duas placas tem (neste momento) o mesmo preço: R$69, que é bastante competitivo e inferior ao preço da placa original italiana aqui no Brasil.

Inspirado em uma foto de Zachary Ferguson

Clones, Compatíveis, etc

As placas originais do Arduino são Open Hardware: toda a documentação do projeto está aberta para quem quiser examinar. Mais que isto, a licença (Creative Commons Attribution Share-Alike) permite criar e comercializar cópias e derivados, desde que seja identificado o autor original e a documentação resultante seja compartilhada com a mesma licença.

Esta licença não se estende ao nome Arduino, que é uma marca registrada. Para produzir um hardware com o nome Arduino é preciso licenciar o nome (o que tem um custo).

Apesar de simples, estas regras tem gerado algumas discussões. Algumas empresas chinesas fabricam cópias idênticas, com o nome Arduino e o texto "Made in Italy", o que configura uma falsificação. Por outro lado, alguns defensores mais exaltados do Open Hardware chegam a falar em um "regra não escrita" segundo a qual os fabricantes de produtos derivados seriam obrigados a contribuir monetariamente com o autor original (ou seja, esta "regra não escrita" passaria por cima das regras escritas!).

Tanto o Laboratório de Garagem como a RoboCore parecem ter tomado os devidos cuidados para obedecerem às licenças do Arduino original.


As Placas

Vou apresentar avaliações sucintas destas placas nos próximos posts.  Adiantando, as duas possuem compatibilidade de programação e mecânica com o Arduino UNIO R3 original. Ambas possuem algumas pequenas diferenças e uma mudança importante: a conexão serial utiliza o chip FTDI FT232RL ao invés do ATmega16U2. Segundo ambos os fabricantes, esta opção é mais robusta e confiável.




Nenhum comentário: