domingo, agosto 03, 2014

Crítica: The Dragon's Teeth

The Dragon's Theeth é um mistério policial de Ellery Queen. Embora "Ellery Queen" seja um nome fortemente ligado a mistérios policiais (principalmente devido à "Ellery Queen's Mystery Magazine"), os seus livros não são atualmente muito populares, particularmente no Brasil (uma busca rápida na Livraria Cultura encontrou somente livros importados - alguns deles de Portugal).

O exemplar que eu li foi comprado na Traça, um excelente sebo e livraria. Uma das suas qualidade é não entupir a caixa postal de seus compradores com emails. Daí ter chamado a atenção um email anunciando a compra de uma grande coleção de pocket books americanos de mistérios.




Quem é Ellery Queen?

Em primeiro lugar, Ellery Queen é o protagonista deste e outros livros. Filho do Inspector Richard Queen, da polícia de Nova Iorque, ele resolve mistérios por mera curiosidade. É um intelectual às vezes esnobe, que fala de forma rebuscada. Seu método de solução é essencialmente dedutivo, procurando encontrar uma explicação lógica que atenda todos os fatos e evidências.

Além disso, Ellery Queen é o autor deste e outros livros (nem todos com ele como personagem). Mais precisamente, Ellery Queen é o pseudônimo do autor, que se manteve em segredo por vários anos. Finalmente foi revelado tratar-se não de uma, mas de dois primos, Frederica Dannay e Manfred Lee.

The Dragon's Theeth

Este livro é um peculiar pelo pouco envolvimento de Ellery Queen nos primeiros 2/3 do livro. O protagonista é Beau Rummell, que abre uma agência de detetives em sociedade com Ellery. É uma circunstância única, Beau não aparece em nenhum outro livro e em nenhuma outra história Ellery tem uma agência de detetives.

A história começa com a visita de um milionário excêntrico e  misterioso, que paga uma vultosa soma à agência para a realização de uma tarefa que ele não conta qual é. Algum tempo depois o milionário morre em um lugar distante e Beau e Ellery se envolvem na procura das herdeiras. Uma das excentricidades do milionário é a aversão completa ao casamento, motivo pelo qual requer que as herdeiras sejam solteiras e assim permaneçam enquanto gozarem da herança. Tentativas de assassinato, uma morte, vários mistérios e algumas descobertas inesperadas se passam até Ellery esclarecer tudo.

Um ponto curioso é que, embora eu tivesse absoluta certeza de nunca ter lido um livro com este título, eu fui reconhecendo a história aos poucos. Só depois é que eu descobri que eu já tinha lido o livro, com o título menos memorável de The Virgin Heiresses ("A Herdeira Virgem"). Para quem estiver curioso, os "Dentes do Dragão" são uma referência à história de Cadmus na mitologia grega.

Veredito

Para fãs de Ellery Queen que querem completar a coleção.

The Dragon's Theeth é um livro agradável de ler, mas inferior a outros livros da série. O mistério e sua solução são bem razoáveis, mas não particularmente excepcionais.

Nenhum comentário: