Hardware
O hardware é uma adaptação do montado para o ATtiny2313 (afinal, ainda estava na protoboard). Foram usados todos os oito pinos do ATtiny85:
- Dois pinos para a alimentação
- Um pino para reset
- Três pinos para a gravação da flash
- Um pino para a tecla e outro para o LED
Como no projeto anterior a alimentação será com uma bateria de 3V e o clock será o interno de 8MHz dividido por 8. Os fuses do ATtiny serão mantidos na programação de fábrica (que você pode conferir no manual ou neste site).
Software
O software é praticamente o mesmo do ATtiny2313, apenas trocando as portas onde estão ligados o LED e a tecla.
- #include <inttypes.h>
- #include <avr/io.h>
- #include <avr/interrupt.h>
- #include <avr/sleep.h>
- // Bits correspondentes aos pinos de E/S
- #define BOTAO _BV(PB3)
- #define LED _BV(PB4)
- // Valor para contar (aproximadamente) 50ms
- #define TEMPO_50MS 3
- // Controle do LED
- static enum { APAGADO, ACESO, PISCANDO } ModoLed;
- // Controles do estado do botão
- #define BOTAO_ANTERIOR 0x01 // este bit indica o estado anterior
- #define BOTAO_APERTADO 0x02 // este bit tem o valor c/ "debounce"
- static unsigned char ModoBotao;
- // Programa Principal
- int main (void)
- {
- // Pino do LED é saída
- DDRB |= LED;
- PORTB = 0;
- // Pino do Botão é entrada com pullup
- DDRB &= ~BOTAO;
- PORTB |= BOTAO;
- // Configura o timer 0
- TCCR0A = 0; // Modo normal: overflow a cada 256 contagens
- TCCR0B = _BV(CS01) | _BV(CS00); // Usar clkIO/64: int a cada 64*256/1000 ms
- // = 16,384 ms
- TIMSK = _BV(TOIE0); // Interromper no overflow
- // Inicia os nossos controles
- ModoBotao = 0;
- ModoLed = PISCANDO;
- // Permite interrupções
- sei ();
- // Loop infinito
- for (;;)
- {
- set_sleep_mode(SLEEP_MODE_IDLE);
- sleep_mode();
- }
- }
- // Tratamento da interrupção do timer 0
- ISR (TIMER0_OVF_vect)
- {
- static unsigned char cnt = TEMPO_50MS;
- // Aguarda 50 ms
- if (--cnt != 0)
- return;
- cnt = TEMPO_50MS;
- // Trata o LED
- if (ModoLed == PISCANDO)
- PORTB ^= LED;
- // Trata o botão
- if ((PINB & BOTAO) == 0)
- {
- // Botao está apertado
- if (ModoBotao & BOTAO_ANTERIOR)
- {
- if ((ModoBotao & BOTAO_APERTADO) == 0)
- {
- // Acabamos de detectar o aperto
- ModoBotao |= BOTAO_APERTADO;
- switch (ModoLed)
- {
- case APAGADO:
- ModoLed = ACESO;
- PORTB |= LED;
- break;
- case ACESO:
- ModoLed = PISCANDO;
- break;
- case PISCANDO:
- ModoLed = APAGADO;
- PORTB &= ~LED;
- break;
- }
- }
- }
- else
- {
- // Vamos aguardar a confirmação
- ModoBotao |= BOTAO_ANTERIOR;
- }
- }
- else
- {
- if (ModoBotao & BOTAO_ANTERIOR)
- ModoBotao &= ~BOTAO_ANTERIOR; // aguarda confirmar
- else
- ModoBotao &= ~BOTAO_APERTADO; // confirmado
- }
- }
PROGNAME=Led85
AVRDUDEFLAGS=-c usbtiny -p attiny85
all: ${PROGNAME}.hex
program: ${PROGNAME}-upload
${PROGNAME}.hex: ${PROGNAME}.obj
avr-objcopy -R .eeprom -O ihex ${PROGNAME}.obj ${PROGNAME}.hex
${PROGNAME}.obj: ${PROGNAME}.c
avr-gcc -g -Os -Wall -mcall-prologues -mmcu=attiny85 \
-Wl,-Map,${PROGNAME}.map -o ${PROGNAME}.obj ${PROGNAME}.c
${PROGNAME}-upload: ${PROGNAME}.hex
avrdude ${AVRDUDEFLAGS} -U flash:w:${PROGNAME}.hex:i
Testes
A montagem foi muito simples: retirei o ATtiny2313, espetei o ATtiny85, movi três conexões (terra, tecla e LED). Aí foi só gravar a Flash e ligar a alimentação para ver o LED piscando.
Esta é a vantagem de famílias bem planejadas de microcontroladores: você adapta facilmente o projeto de um modelo para outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário