terça-feira, maio 22, 2012

AVR: Programador USBtinyISP, parte 2

Estou finalmente retomando o projeto do USBtinyISP, um gravador de microcontroladores AVR que se conecta na USB e você pode construir em casa.



Um erro bobo na minha transcrição do circuito fez com que as minhas primeiras montagens não funcionassem e o projeto ficasse encostado desde agosto do ano passado! A parte 1 pode ser vista aqui.

A montagem não é muito complexa. No meu caso eu usei uma placa padrão, com ilhas desconectadas, e acondicionei tudo em uma caixa da Patola.O gravador tem dois LEDs: o verde indica a conexão USB e o vermelho indica que ele está acessando o microcontrolador a ser programado (os furos desalinhados para os LEDs são uma marca registrada minha).



O ATtiny está soquetado para permitir retirá-lo do circuito e reprogramá-lo. Aliás, usei com sucesso duas opções de firmware :
Ao gravar o firmware no ATtiny2313, o low fuse deve ser programado com 0xEF e o high fuse com 0xDB. Como dito na parte 1, a gravação pode ser feita com qualquer um dos gravadores que mostrei anteriormente, inclusive um Arduino.

O vídeo abaixo mostra o programador em uso, gravando o bootloader do Arduino em um ATmega328.



Quem preferir pode comprar o programador em kit ou montado. Além da adafruit, você o encontra e outros sites, como o Brasilrobotics.

Nenhum comentário: