domingo, maio 13, 2012

eBook do Mês: Prince of Persia - Making of

Conheci este eBook graças à notícia sobre os fontes do Prince of Persia. Ele conta, nas palavras do próprio Jordan Mechner, o desenvolvimento dos jogos Prince of Persia e Prince of Persia 2.


Jordan Mechner teve o seu primeiro jogo publicado quando ainda estava na faculdade. E não foi um jogo qualquer - Karateka é um marco em vários sentidos. Possui gráficos e sons de qualidade inesperada para um Apple II e aquele atributo mágico difícil de definir - jogabilidade.

Com um grande sucesso de vendas no currículo (e um dinheiro razoável no banco), seria de esperar que Jordan seguisse naturalmente uma carreira de desenvolvedor de jogos e que as suas produções atraíssem a atenção tanto das empresas editoras como dos jogadores.

Na verdade, a coisa não foi bem assim. Para começar, o que Jordan queria ser era um roteirista (e talvez um diretor) de filmes. Estava bastante desconfiado que jogos para computador era uma moda passageira. A empresa que produzia os seus jogos, a Brøderbund, durante a maior parte do tempo não tinha Prince of Persia como prioridade. E o jogo inicialmente foi um fracasso de vendas.

O livro não é um destes "making of" altamente polidos que partem do conhecimento de que  estão contando a história de um sucesso. É a publicação do diário pessoal de Jordan, aparentemente com poucas edições.Como é de se esperar em um diário, o fluxo do tempo é inconstante e não existem grandes explicações. O início e o fim são ligeiramente arbitrários. Alguns momentos isto incomoda - nomes de pessoas surgem sem sabermos exatamente quem são, alguns assuntos ficam inconclusos.Por outro lado, é um retrato dos sentimentos e pensamentos de Jordan. Estão ali as dúvidas e os questionamentos, as alegrias, os receios e os desapontamentos.

Prince of Persia é visto hoje como outro marco. Novamente se destaca pela jogabilidade. No lado gráfico, possui animações excelentes, produzidas de um modo muito trabalhoso a partir de filmagens do irmão de Jordan. Curiosamente, um dos aspectos mais marcantes da trama (a sombra que sai de um espelho) veio de uma restrição técnica - os limites da memória do Apple II e da capacidade dos seus disquetes.

Aliás, este é um dos motivos do fracasso inicial do Prince of Persia: Jordan o projetou para o Apple II, que estava em franca decadência. O desenvolvimento da versão PC foi complicado - os primeiros contratados para a tarefa não conseguiram concluí-la.

E Jordan é um perfeccionista. Logo no início do livro ele comenta sobre a versão PC do Karateca: "... é talvez 50% do que deveria ser. E eu não consigo nem dizer para eles o que consertar... é um milhão de pequenas coisas, e eles simplesmente não estão a fim do trabalho. Este tipo de atenção aos detalhes é o porque de eu ter gasto 2 anos na versão Apple.".

Esta busca  pela excelência, somada à sua indecisão sobre o futuro, fez com que o desenvolvimento se esticasse por três anos. Hoje isto talvez não pareça tanto, mas estamos falando da época heroica, onde um jogo de sucesso podia ser feito por uma única pessoa.

Veredito

Recomendado.

Eu simplesmente não conseguia parar de ler o livro. Me identifiquei com muitas das angústias e aspirações de Jordan.  Se você trabalha com desenvolvimento, possivelmente vai gostar também. Se você trabalha com desenvolvimento de jogos, é imperdível pelas dicas ocasionais sobre jogabilidade.

Não tenho bem certeza o que pessoas que não são "do meio" vão achar do livro. A "trama" em si é atraente: conseguirá Jordan fazer um novo jogo de sucesso? Entretanto, algumas partes podem ser cansativas ou difíceis de entender. Algumas histórias paralelas, muitas vezes incompletas, quebram o ritmo.


O livro está disponível em diversos formatos: ePub, PDF, Kindle e fisicamente como brochura. Nos formatos eletrônicos sai por US$7.99, o que é praticamente o preço de um "combo" do McDonald1s.

Uma amostra do livro está no site de Jordan. Na dúvida, dê uma olhada e veja se o estilo e contúdo agradam.

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