Como ambiente de desenvolvimento vou usar o avr-gcc toolchain que já vimos por aqui (partes 1, 2 e 3).
Existem, é claro, várias maneiras de estruturar o nossa programa. Optei por programar o timer para gerar interrupções a cada aproximadamente 16 milisegundos e colocar toda a lógica dentro do tratamento desta interrupção. Desta forma, na maior parte do tempo o processador estará parado em modo de economia de energia (sleep mode).
Para controlar o botão usei uma variável de tipo unsigned char (byte), onde 1 bit indica o estado do botão na leitura anterior e outro o estado após o debounce. Este segundo bit só é alterado após duas leituras consecutivas iguais.
Uma segunda variável do tipo usnigned char armazena o estado do LED: apagado, aceso continuamente ou piscando. A cada pressionamento do botão o estado muda ciclicamente.
Sem mais delongas, eis o código em C:
#include <inttypes.h>
#include <avr/io.h>
#include <avr/interrupt.h>
#include <avr/sleep.h>
// Bits correspondentes aos pinos de E/S
#define BOTAO _BV(PD2)
#define LED _BV(PB0)
// Valor para contar (aproximadamente) 50ms
#define TEMPO_50MS 3
// Controle do LED
static enum { APAGADO, ACESO, PISCANDO } ModoLed;
// Controles do estado do botão
#define BOTAO_ANTERIOR 0x01 // este bit indica o estado anterior
#define BOTAO_APERTADO 0x02 // este bit tem o valor c/ "debounce"
static unsigned char ModoBotao;
// Programa Principal
int main (void)
{
// Pino do LED é saída
DDRB |= LED;
PORTB = 0;
// Pino do Botão é entrada com pullup
DDRD &= ~BOTAO;
PORTD |= BOTAO;
// Configura o timer 0
TCCR0A = 0; // Modo normal: overflow a cada 256 contagens
TCCR0B = _BV(CS01) | _BV(CS00); // Usar clkIO/64: int a cada 64*256/1000 ms
// = 16,384 ms
TIMSK = _BV(TOIE0); // Interromper no overflow
// Inicia os nossos controles
ModoBotao = 0;
ModoLed = PISCANDO;
// Permite interrupções
sei ();
// Loop infinito
for (;;)
{
set_sleep_mode(SLEEP_MODE_IDLE);
sleep_mode();
}
}
// Tratamento da interrupção do timer 0
ISR (TIMER0_OVF_vect)
{
static unsigned char cnt = TEMPO_50MS;
// Aguarda 50 ms
if (--cnt != 0)
return;
cnt = TEMPO_50MS;
// Trata o LED
if (ModoLed == PISCANDO)
PORTB ^= LED;
// Trata o botão
if ((PIND & BOTAO) == 0)
{
// Botao está apertado
if (ModoBotao & BOTAO_ANTERIOR)
{
if ((ModoBotao & BOTAO_APERTADO) == 0)
{
// Acabamos de detectar o aperto
ModoBotao |= BOTAO_APERTADO;
switch (ModoLed)
{
case APAGADO:
ModoLed = ACESO;
PORTB |= LED;
break;
case ACESO:
ModoLed = PISCANDO;
break;
case PISCANDO:
ModoLed = APAGADO;
PORTB &= ~LED;
break;
}
}
}
else
{
// Vamos aguardar a confirmação
ModoBotao |= BOTAO_ANTERIOR;
}
}
else
{
if (ModoBotao & BOTAO_ANTERIOR)
ModoBotao &= ~BOTAO_ANTERIOR; // aguarda confirmar
else
ModoBotao &= ~BOTAO_APERTADO; // confirmado
}
}
Alguns comentários sobre o código:
- O include avr/io.h define as constantes relativas ao microcontrolador. O modelo específico é definido nos parâmetros de execução do gcc.
- A iniciação das portas de entrada e saída digital é minimalista, deixando os pinos não usados da forma como eles ficam após um reset.
- Para ligar o pullup interno no pino onde está conectado o botão é necessário colocar em 1 o bit correspondente no registrador PORTx.
- O timer é usado de forma bem simplista. Como a temporização não é crítica, deixei o microcontrolador operando no modo padrão de fábrica, com um clock de 1MHz (oscilador de 8MHz dividido por 8). Este clock é dividido por 64 para gerar uma interrupção a cada 16,384ms. A base de tempo de aproximadamente 50ms corresponde a três interrupções. Uma precisão melhor poderia ser obtida dividindo o clock por um valor menor e contando mais interrupções.
- Durante a maior parte do tempo o processador está no modo IDLE, que para a CPU mas deixa contadores e interrupções funcionando.
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