terça-feira, maio 01, 2012

Jogo de Abril: Machinarium

O site GOG.com que já mencionei várias vezes não é mais apenas Good Old Games. Ele agora tem também jogos mais recentes e de produtoras independentes. Um dos primeiros destes jogos foi o Machinarium, que eu examino aqui.


O GOG.com descreve o jogo como uma aventura point-and-click.Isto não é exatamente verdade. Machinarium combina gráficos maravilhosos, alguns conceitos de jogos do tipo aventura, outros de jogos casuais e uma boa dose de originalidade. No jogo nos controlamos um pequeno robô, que no início está desmontado e sem memória. À medida em que o jogo avança, vamos descobrindo um pouco da (triste) história dele e consertando várias injustiças.


Uma primeira característica marcante é que não há diálogos ou legendas (exceto na primeira tela, que funciona como um tutorial). No lugar disto temos imagens dentro de balões de diáglogo:


Alguns dos problemas são do tipo mais clássico de aventuras, aqueles resolvidos pegando, agrupando e usando itens. Um ponto divertido é que o robô guarda os objetos dentro do seu corpo, engolindo-os.


Uma problema recorrente nas aventuras point-and-click é a chamada "caça aos pixels", onde minúsculos objetos se confundem com o cenário. Isto ocorre muito raramente no Machinarium, apesar dele só permitir interagir com os objetos ao alcance do robô. Para complicar um pouco, o robô pode mudar de altura, o que afeta quais objetos ele pode alcançar.



A maioria dos problemas é do tipo encontrado nos chamados "jogos casuais": quebra-cabeças.



A dificuldade dos problemas é bastante variada; a maioria é bastante desafiadora. Se você não conseguir ir em frente, existe um walkthrough (passo a passo) dentro do jogo. Entretanto, é necessário enfrentar um mini jogo de ação para ter acesso a ele. Com a minha falta de coordenação não consegui acessá-lo nas minhas primeiras tentativas e preferi usar as dicas do UHS.


Alias, existem umas poucas ocasiões durante o jogo onde a solução depende de reflexos rápidos. Machinarium é também daquele tipo de jogo onde você não morre ou perde, você pode tentar e retentar à vontade.

Além dos belos gráficos, boa história e problemas desafiadores, Machinarium tem ainda uma trilha sonoro perfeita, que cria o clima preciso para cada local. O jogo é um pouco curto (acho que demorei umas três semanas, jogando ocasionalmente de noite e nos fins de semana).

Veredito: Fortemente recomendado.

Dica: além do GOG.com e outros distribuidores digitais tradicionais, você encontra (no momento) Machinarium também no Humble Bundle, onde você paga o que achar que os jogos merecem e pode destinar parte do dinheiro (ou todo) para o World Land Trust.

Nenhum comentário: